Gaudium news > Nossa Senhora de Guadalupe é homenageada por 90 mil peregrinos em Toluca

Nossa Senhora de Guadalupe é homenageada por 90 mil peregrinos em Toluca

Cidade do México – México (Terça-feira, 01-03-2016, Gaudium Press) Na semana passada chegou ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe a segunda maior peregrinação do México: por volta de 90 mil fiéis da Diocese de Toluca renderam uma sentida homenagem à Nossa Senhora de Tepeyac.

Nossa Senhora de Guadalupe é homenageada por 90 mil peregrinos em Toluca 1.jpg

A peregrinação, que somou 80 quilômetros de caminho, teve como epicentro a multitudinária celebração Eucarística que se realizou no dia 25 de fevereiro no Santuário Mariano, e foi presidida pelo Bispo de Toluca, Dom Francisco Javier Chavolla Ramos, que durante a homilia ressaltou o coração maternal e misericordioso da Mãe Guadalupana.

“Queridos filhos, a Senhora de Guadalupe foi para nosso povo o rosto materno e misericordioso do ‘Deus verdadeiro por quem se vive, o Criador das pessoas, o Dono do estar junto a tudo e de abarcar tudo, o Senhor do Céu e da Terra’. Quando nossos antepassados acreditavam em um Deus demasiado importante, incapaz de ocupar-se diretamente das pessoas, por ela entenderam que esse Deus os amava tanto que se tinha feito humano como eles, com uma mãe humana”, assinalou.

Depois disse que a Moreninha de Tepeyac, com sua compaixão maternal, “manifestou um amor transbordante até nós, e assumiu a história de nossa Igreja particular de Toluca, identificando-se com seus filhos desta terra; e com sua proximidade afetiva e efetiva nos revelou de maneira clara aquele que é o rosto misericordioso do Pai do céu, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho amado da Virgem”.

Em outro momento, Dom Chavolla Ramos recordou que quando Nossa Senhora saiu ao encontro de São Juan Diego deixou claro que a Fé está conectada com os acontecimentos da vida diária. “A Virgem nos ensinou que devemos estar dispostos a escutar o pranto, a tristeza, as dores de nossos irmãos, para consolá-los e libertá-los, e fazer-lhes próximo a misericórdia divina, com um trabalho pastoral realizado em comunhão, tendo em conta a realidade e seus desafios, propondo objetivos comuns, para que juntos, com uma ação pastoral eclesial, possamos conseguir uma sociedade mais justa, livre, humana, humanizadora e misericordiosa”, complementou.

Também convidou aos peregrinos a responder ao chamado e envio feito à Guadalupana à São Juan Diego: “Nós hoje devemos responder, pensar em nossas limitações, com um autêntico trabalho pastoral, que nos exige uma grande criatividade, imaginação e esforço, para fazer presente o Reino de Deus, a partir das famílias, em nossas circunstâncias atuais”.

Nossa Senhora de Guadalupe é homenageada por 90 mil peregrinos em Toluca 2.jpg

Ao concluir a homilia, o Bispo de Toluca exortou aos fiéis de sua Diocese a fazer mais próximo aos pobres o amor de Deus e da Virgem de Guadalupe, para que assim “possam experimentar de Deus sua compaixão, sua delicadeza, sua misericórdia”.

A peregrinação da Diocese de Toluca ao Santuário Guadalupano, que chegou à sua versão número 78, é a segunda maior do México após a da Diocese de Querétaro. Ela começou no dia 22 com a chegada dos primeiros peregrinos à Tepeyac às 17h do dia 23. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas