Gaudium news > Museu do Palácio Nacional de Taiwan exibe obras de arte sacra da Santa Sé

Museu do Palácio Nacional de Taiwan exibe obras de arte sacra da Santa Sé

Taipei – Taiwan (Quarta-feira, 02-03-2016, Gaudium Press) Com o título de “Tesouros do Céu: Uma exibição especial de artefatos da Santa Sé”, o Museu do Palácio Nacional de Taiwan em Taipei exibe uma coleção de peças de arte sacra organizada pela Oficina Vaticana de Celebrações Litúrgicas.

Museu do Palácio Nacional de Taiwan exibe obras de arte sacra da Santa Sé.jpg

“O Papa é um líder religioso para os católicos e também uma grande força espiritual cuja influência permanece sendo uma fonte importante para muitas pessoas na sociedade de hoje”, indicou o Museu na apresentação da exibição. “Materialmente falando, a Santa Sé também recebeu e herdou mais de dois mil anos de preciosos artefatos culturais relacionados à Fé católica”.

Entre os objetos exibidos se encontra a Tiara Papal oferecida ao Beato Pio IX pela Rainha Isabel II de Espanha em 1854. Esta notável obra de arte sacra exibe os três níveis que indicam a autoridade do Papa (Triregnum) como Pai dos Reis, Governador do Mundo e Vigário de Cristo, segundo o uso desde 1314 até o Beato Paulo VI.

A exposição também mostra os ornamentos litúrgicos (Casula, estola e manipulo) empregados pelo Papa Pio XI, decoradas com bordados de fio de ouro sobre seda que representam cenas da vida de São Francisco de Assis. Os objetos litúrgicos, dos quais o Museu destaca seu “profundo e sagrado significado”, assim como seu “belo esplendor e sagrado classicismo”, foram conservados na Sacristia da Oficina de Celebrações Litúrgicas e só empregados quando um Pontífice os usa em uma Liturgia, de forma que raras vezes foram exibidos ao público.

A coleção inclui os primeiros textos católicos traduzidos ao chinês pelos missionários, exemplo de zelo apostólico e a primeira enculturação da Fé Cristã na região. Os textos dos missionários também ofereceram anotações sobre ciências naturais e filosofia, assim como matemática e calendários que teriam um grande impacto sobre o desenvolvimento da China.

A exibição está dividida em seis seções: Santa Sé, Ano Litúrgico, O Altar, o Papa e a História, os Sacramentos e o Catolicismo se estende à Ásia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas