Gaudium news > Seminário para porta-vozes da mensagem da Igreja é realizado na Bolívia

Seminário para porta-vozes da mensagem da Igreja é realizado na Bolívia

La Paz – Bolívia (Quarta-feira, 02-03-2016, Gaudium Press) “Comunicadores da Fé no século XXI”, assim se intitula o Seminário Nacional sobre Igreja e Opinião Pública que é organizado por “Vozes Católicas Bolívia” junto com a Conferência Episcopal Boliviana desde este mês de março até junho próximo.Seminário para porta-vozes da mensagem da Igreja é realizado na Bolívia.jpg

O objetivo da proposta acadêmica é o de preparar pessoas para que se desempenhem como porta-vozes da mensagem da Igreja nos diversos cenários dos meios de comunicação e de acordo com a agenda midiática.

Como objetivos específicos, o seminário busca familiarizar aos participantes nos diferentes meios de comunicação, estimular a incorporação de atitudes fundamentais que permitam uma comunicação positiva e transmitir as noções necessárias para aplicar metodologias.

Além disso, o curso animará a prática por meio de debates, tendo em conta a posição da Igreja, e colocando ao conhecimento os cenários favoráveis para a comunicação e identificando o “valor notícia”.

O programa acadêmico está dirigido a todos os fiéis entre os 25 e os 45 anos comprometidos com sua Fé que estejam interessados em ser porta-vozes da mensagem da Igreja, que tenham vocação de serviço, capacidade de entusiasmo e conhecimento de temas da Igreja, entre outros.

O seminário -no qual se abordarão temas como a participação da Igreja em debates que afetam a vida social, o diálogo, a convivência; a família e sua promoção, a Igreja e a vida pública, o bem comum, entre outros-, terá uma duração de quatro meses através de várias etapas. O primeiro mês estará dedicado à seleção dos postulantes; já nos seguintes três meses se fará um processo de capacitação com uma primeira fase não presencial através de textos e audiovisuais, e uma segunda etapa presencial e intensiva com encontros nas cidades bolivianas de Santa Cruz, Cochabamba e La Paz.

Os que desejarem participar poderão inscrever-se até o dia 13 de março a partir do website de “Vozes Católicas Bolívia”. Após a inscrição, os postulantes que completarem os primeiros requisitos serão convocados a entrevista, cujo resultado se comunicará imediatamente.

“Vozes Católicas” é uma iniciativa que nasceu na Inglaterra no ano de 2010 com o impulso de um grupo de leigos, e por ocasião da visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido. O projeto, à serviço da Igreja, promove a difusão de sua mensagem aos diferentes meios de comunicação impulsionando atividades públicas.

A proposta muito rapidamente se estendeu do Reino Unido para outros países, primeiro Europeus, posteriormente na América e Oceania, funcionando já em mais de 16 países.

O nascimento da iniciativa na nação sul-americana é muito recente, já que “Vozes Católicas Bolívia” foi criada em abril de 2015 com o apoio da Conferência Episcopal Boliviana, e com uma tarefa inicial: estar a cargo da cobertura em meios de comunicação da visita o Papa Francisco ao país. Hoje serve respondendo aos requerimentos de diversos meios de comunicação com temas que concernem à Igreja Católica. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas