Gaudium news > Simpósio Internacional de Teologia do Sacerdócio ocorre na Espanha

Simpósio Internacional de Teologia do Sacerdócio ocorre na Espanha

Burgos – Espanha (Quinta-feira, 03-03-2016, Gaudium Press) Sob o tema “O sacerdote, apóstolo e testemunha da Misericórdia Divina”, se realiza em Burgos (Espanha) desde o dia 02 até o dia 04 de março a versão número 34 do Simpósio Internacional de Teologia do Sacerdócio. O evento, marcado no Ano Santo da Misericórdia, é organizado pela Faculdade de Teologia de Burgos.Simpósio Internacional de Teologia do Sacerdócio ocorre na Espanha.jpg

De acordo com nota à imprensa da Arquidiocese de Burgos, o encontro se propõem não somente a refletir sobre a figura do sacerdote como ministro da misericórdia divina, mas também como um pastor que se encontra em um mundo necessitado de misericórdia. Como o recorda o Papa Francisco na Bula convocatória do Jubileu Extraordinário da Misericórdia:

“A misericórdia é a viga mestra que sustenta a vida da Igreja. Tudo em sua ação pastoral deveria estar revestido pela ternura com a qual se dirige aos crentes; nada em seu anúncio e em seu testemunho até o mundo pode carecer de misericórdia. A credibilidade da Igreja passa através do caminho do amor misericordioso e compassivo. A Igreja ‘vive um desejo inesgotável de oferecer misericórdia'”.

O simpósio, que vem sendo desenvolvido através de palestras, mesas redondas e várias comunicações, foi inaugurado às 16h30 da quarta-feira com a saudação das boas vindas de Dom Fidel Herráez Vega, Arcebispo de Burgos e Grã Chanceler da Faculdade de Teologia do Norte da Espanha.

Após ele, seguiu a intervenção de Dom Enrique Benavent Vidal, Bispo de Tortosa, que guiou a palestra intitulada “Jesus Cristo, revelação do amor de Deus: Orientações da soteriologia atual”.

A jornada do dia 03 foi aberta com a intervenção do professor Luis Sánchez Navarro, da Faculdade de Teologia da Universidade de São Dâmaso, Madri, que aprofundou no tema “Jesus Cristo, Sumo Sacerdote Misericordioso”. Posteriormente, seguirá a palestra “Misericórdia divina e Verdade cristã no ministério sacerdotal de nossos dias”, a cargo do Professor Santiago del Cura Elena, da Faculdade de Teologia do Norte da Espanha.

A tarde estará marcada pela conferência “O sacerdote na economia da misericórdia divina na enfermidade, a ancianidade e a morte”, que oferecerá Félix María Arocena Solano, professor da Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra; e a palestra “A misericórdia divina no sacramento da reconciliação” do professor Avelino de Luis Ferreras, Faculdade de Teologia do Norte da Espanha.

O último dia do simpósio contará com as palestras: “A misericórdia como ideal de vida sacerdotal e critério de credibilidade”, “O sacerdote, apóstolo e testemunha da misericórdia divina na liturgia eucarística”, “O sacerdote, apóstolo e testemunha da misericórdia divina diante da pobreza e da marginalização”, e “Bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia”.

Temas que serão abordados pelo Reitor do Pontifício Anteneo Anselmiano, Padre Juan Javier Flores Arcas, OSB; e o professor Klemens Stocl, do Pontifício Instituto Bíblico de Roma, entre outros. O evento será encerrado pelo Arcebispo de Burgos. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas