Gaudium news > Hungria celebra Jubileu pelos 1700 anos de nascimento de São Martinho de Tours

Hungria celebra Jubileu pelos 1700 anos de nascimento de São Martinho de Tours

Budapeste – Hungria (Sexta-feira, 04-03-2016, Gaudium Press) “Por uma feliz coincidência se celebra na Hungria no ano de 2016”, informou o jornal vaticano L’Osservatore Romano, ao fazer referência ao Ano Santo da Misericórdia e os 1700 anos do nascimento de São Martinho de Tours, celebrado de forma notável no país europeu. “Hungria é o único país no qual há certeza da continuidade da Fé Cristã desde o princípio, há mais de 17 séculos, e é em grande parte graças a São Martinho”, assegurou o artigo, escrito por Dom András Veres, Presidente da Conferência Episcopal da Hungria.Hungria celebra Jubileu pelos 1700 anos de nascimento de São Martinho de Tours.jpg

Através dos relevos da Porta Santa da Catedral de Szombathely, o prelado relatou os principais acontecimentos da vida do Santo. Desde seu nascimiento em Panonia Sabaria (atual Hungria) e seu translado à Pavia quando era criança, seu ingresso no serviço militar até sua morte em santidade, Dom Veres destacou a figura de quem considera “o primeiro santo não mártir” dos inícios da Igreja.

O célebre gesto de cortar sua capa com a espada para oferecê-la a um mendigo nú e sua luta em defesa das verdades da Fé que lhe mereceu a expulsão da cidade de Panonia por parte dos hereges arianos, são cenas retratadas também no relevo da Porta Santa. Este fato recorda aos crentes “as obras de misericórdia espirituais: ensinar aos ignorantes, advertir aos pecadores, perdoar aos que nos ofendem”.

O primeiro rei da Hungria, Santo Estevão, escolheu a São Martinho como Padroeiro do país e a sua intercessão lhe atribuiu a consolidação do mesmo e a firmeza da Fé no território. O Arcebispo destacou as muitas atividades em sua honra que se realizarão durante o jubileu, incluindo a peregrinação de suas relíquias em várias Dioceses, um Encontro Católico Internacional em Budapeste e os atos religiosos e culturais em Szombathely e Pannonhalma. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas