Gaudium news > Universitários de Madri peregrinarão à Catedral de Almudena pelo Ano da Misericórdia

Universitários de Madri peregrinarão à Catedral de Almudena pelo Ano da Misericórdia

Madri – Espanha (Sexta-feira, 04-03-2016, Gaudium Press) “A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, porque é imagem do caminho que cada pessoa realiza em sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é ‘viator’, um peregrino que percorre seu caminho até alcançar a meta anelada. Também para chegar à Porta Santa em Roma e em qualquer outro lugar, cada um deverá realizar, de acordo com suas próprias forças, uma peregrinação. Isto será um sinal do fato que também a misericórdia é uma meta por alcançar e que requer compromisso e sacrifício. A peregrinação, então, seja estímulo para a conversão: atravessando a Porta Santa nos deixaremos abraçar pela misericórdia de Deus e nos comprometamos a ser misericordiosos com os demais como o pai é conosco”, é o convite que faz o Papa Francisco na Bula convocatória do Ano Santo da Misericórdia.Universitários de Madri peregrinarão à Catedral de Almudena pelo Ano da Misericórdia.jpg

Tendo em conta este chamado do Pontífice, a Delegação da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Madri organizou para esta sexta-feira, 04 de março, uma peregrinação universitária pelo Ano Santo da Misericórdia.

A peregrinação, que tem como lema “Deus nunca se cansa de perdoar” -inspirado em palavras do Papa Francisco- começará no Campus da Universidade Complutense de Madri, onde às 17h haverá um encontro na Capela de Direito. Minutos depois, às 17h30 iniciará o percurso até a Catedral da Almudena, onde às 19h ocorrerá uma Solene Missa presidida pelo Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro.

Para o dia 11 de março está prevista outra peregrinação. Trata-se da romaria até o castelo de São Francisco Xavier em Navarra -“Javeriada 2016”. A jornada, na qual participarão também jovens de todas as universidades madrilenhas, tem como lema “Em busca da Misericórdia”.

O percurso será iniciado às 16h30 na saída do metrô “Ciudad Universitaria”, para ter como epicentro a Santa Missa na esplanada de Javier, que ocorrerá às 17h do sábado 12 de março. A peregrinação finalizará o domingo 13 de março chegando a Madri às 21h.

A “Javeriada” é uma peregrinação que se realiza em honra a São Francisco Xavier, um dos padroeiros de Navarra. Tem sua origem no ano de 1885, quando uma epidemia assolou a região e a disputa de então invocou ao santo para que liberasse ao povo da terrível enfermidade, prometendo-lhe que todos caminhariam em procissão de tal forma escutasse o pedido. Com efeito assim foi: São Xavier respondeu a súplica liberando-os da epidemia.

Desde então nasceu a tradição de caminhar até seu castelo, sendo hoje muito popular entre os jovens universitários das dioceses espanholas.

Ambas romarias, as de Almudena e São Xavier, também servirão de preparação para os jovens que de Madri assistirão à Jornada Mundial da Juventude que se celebrará em Cracóvia, Polônia, em julho. O evento levará por tema “Bem-aventurados os Misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. Espera-se que participem uns 2 milhões de jovens. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas