Gaudium news > Itália se prepara para celebrar o 26º Congresso Eucarístico Nacional

Itália se prepara para celebrar o 26º Congresso Eucarístico Nacional

Gênova – Itália (Sexta-feira, 04-03-2016, Gaudium Press) De 15 a 18 de setembro Gênova será sede do 26º Congresso Eucarístico Nacional que reunirá a todas as realidades eclesiais da Itália entorno do mistério Eucarístico. O evento, promovido pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), levará por título “A Eucaristia fonte da missão. ‘Em sua misericordiosa a todos veio a cumprir”.Itália se prepara para celebrar o 26º Congresso Eucarístico Nacional 1.jpg

O encontro Eucarístico tem por objeto é o de viver uma renovada experiência de Deus, que “sai de si mesmo para salvar ao homem”, e na Eucaristia “fazer aquela Igreja em saída a que tantas vezes convida o Santo Padre”, como expõem a partir da organização do evento.

Este se insertará dentro das iniciativas do Ano Santo da Misericórdia, como se destaca no documento teológico preparatório ao Congresso: “Tão importante encontro se situa no interior do ano jubilar que o Papa Francisco colocou em marcha para convidar (…) a abrir-se de modo mais convincente e generoso ao dom da misericórdia de Deus, fonte inesgotável de cada renovação pessoal e comunitária”.

Justamente a misericórdia será o eixo central do evento Eucarístico, já que, “a alegria que emana da experiência da misericórdia é o ar benéfico que neste Jubileu estamos chamados a respirar profundamente, porque dá novo frescor as nossas comunidades e um novo impulso ao anúncio do Evangelho”.

Neste sentido, como prossegue o documento, “o Congresso Eucarístico é um passo importante para deixar-se afirmar neste mistério, do qual a Eucaristia é a atuação mais alta, em um modo que quer ser ao mesmo tempo contemplativo e ativo, visto na celebração e expressado na abertura ao mundo”.

Para refletir sobre a Eucaristia como fonte da missão e sobre a misericórdia, a qual convida o Congresso, se propôs um itinerário de quatro momentos: o primeiro, é contemplar a santidade misericordiosa de Deus que vem ao encontro de cada homem; o segundo, é um convite a redescobrir a riqueza da celebração eucarística para a vida da Igreja; um terceiro momento convoca a indicar alguns aspectos da relação entre a Eucaristia e a transformação missionária em nossas comunidades, e um quarto, determina alguns ambientes da vida social onde a Eucaristia pede um testemunho renovado.Itália se prepara para celebrar o 26º Congresso Eucarístico Nacional 2.jpg

O comitê a cargo da organização do Congresso Eucaristia Nacional da Itália, que preside o Cardeal Angelo Bagnasco, Presidente da CEI, apresentou recentemente o documento teológico que servirá de preparação para o evento. A ideia central do texto é a de ajudar a compreender o nexo que existe entre Misericórdia e Missão a partir da Eucaristia, que é onde radica a ação pastoral do mistério Eucarístico.

Desde o dia 17 de fevereiro foi posto em marcha seu website do encontro onde é possível descarregar o documento teológico que guiará sua preparação, assim como outros materiais para animar a participação ao evento e atividades preparatórias, como jornadas eucarísticas e de Adoração diante do Santíssimo Sacramento. Também se inclui uma catequese sobre a Eucaristia e a Oração Eucarística, além de uma explicação do logo que evoca a Eucaristia e a Gênova. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas