Gaudium news > Concluído na Colômbia 10º Enconto Nacional de Párocos Castrenses

Concluído na Colômbia 10º Enconto Nacional de Párocos Castrenses

Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 07-03-2016, Gaudium Press) Com a participação de 190 sacerdotes se encerrou na última sexta-feira, 04, em Bogotá o 10º Encontro Nacional de Párocos Castrenses. O evento, que se desenvolveu desde o dia 29 de fevereiro na sede da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), levou por tema “A Igreja necessita hoje párocos com entranhas de misericórdia”, e foi presidido por Dom Fabio Suescún Mutis, Bispo Castrense da Colômbia.Concluído na Colômbia 10º Enconto Nacional de Párocos Castrenses 1.jpg

O encontro foi inaugurado às 08h do dia 29 de fevereiro com uma Solene Eucaristia, que esteve seguida da palestra de abertura “Paixão Evangelizadora” a cargo do Bispo Castrense da Colômbia.

Durante o evento se levaram a cabo várias atividades, entre elas palestras, encontros para a organização paroquial, a programação anual e cronograma semanal, assim como trabalhos em grupo e celebrações litúrgicas.

Entre as conferências, os sacerdotes castrenses refletiram em temas como: “O presbítero: ordenado para ser pároco”, “A Misericórdia na vida sacramental do cristão”, “O exercício das obras de misericórdia hoje”, “A Misericórdia na Sagrada Escritura”, “A Igreja é essencialmente missionária”, “O Espírito do Sistema Integral de Nova Evangelização: anunciar o amor do Pai Misericordioso manifestado em seu filho Jesus Cristo”, e “Comportamento moral do presbítero como testemunho de sua Fé em Cristo”.

Entretanto, nos trabalhos por grupos os presbíteros apresentaram duas questões: “Como viver a misericórdia em uma Paróquia Castrense?”, e “Como expressar e impulsionar a misericórdia no Processo de Nova Evangelização?”.

Os sacerdotes castrenses também tiveram a ocasião de comemorar o Ano Santo da Misericórdia, jubileu que se celebrou de maneira especial no dia 03 de março com vários acontecimentos, começando com a reflexão penitencial “Um bom confessor primeiro deve ser um bom penitente” a cargo de Dom Jorge Hincapié Henao, Vigário Geral e Reitor da Catedral Castrense.Concluído na Colômbia 10º Enconto Nacional de Párocos Castrenses 2.jpg

Posteriormente os sacerdotes participaram de uma jornada penitencial, aproximando-se do Sacramento da Reconciliação, e peregrinaram até a Catedral Castrense, onde cruzaram pela Porta Santa e celebraram a Solene Missa Crismal que presidiu Dom Ettore Balestrero, Núncio Apostólico na Colômbia.

A jornada da sexta-feira, 04 de março, transcorreu entorno de reuniões por arquidiocese e a Missa de envio dos sacerdotes castrenses.

Participaram deste encontro os capelães que fazem parte das capelanias gerais da Armada, Exército, Força Aérea e da Polícia Nacional da Colômbia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas