Gaudium news > Episcopado chileno anuncia propostas para o bicentenário da independência do país

Episcopado chileno anuncia propostas para o bicentenário da independência do país

Santiago (Sexta, 28-08-2009, Gaudium Press) Durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem, o bispo de Rancagua e presidente da Conferência Episcopal do Chile (CECh), monsenhor Alejandro Goic, informou as atividades que a Igreja chilena vem preparando para a celebração dos 200 anos da Independência do país, em setembro do ano que vem.

No âmbito político, as principais propostas são o indulto aos detentos e o repasse dos recursos arrecadados na próxima Quaresma da Fraternidade para os jovens mais necessitados.

No campo litúrgico, o purpurado informou que serão organizadas a peregrinação da Virgem de Santa Carmem e o “Evangelho do Chile”, celebração que deve reunir mais de 8.000 pessoas de todo o país, cada uma responsável por escrever um versículo do Novo Testamento. O objetivo é criar, depois, um grande livro, possivelmente entregue já em novembro de 2011, no Santuário Nacional de Maipú.

Mesa para todos

Acompanhado do coordenador nacional da Missão Continental, monsenhor Cristián Precht, e pelo director executivo do projeto “Pela alma do Chile” – projeto evangelizador de cunho missionário, o presidente do episcopado chileno também convidou o povo do país a tornar a comemoração do bicentenário uma ‘mesa para todos’, sem exclusões e com repeito à vida e à dignidade das pessoas.

“Por isso queremos que o Chile seja uma verdadeira mesa para todos, uma mesa em que os pobres tenham um local privilegiado. Nosso sonho para o bicentenário não é uma ilusão, é um desafio possível com a ajuda generosa dos que formam a pátria”.

Em seguida, afirmou que Jesus é o ‘melhor presente’ que a Igreja pode dar ao Chile e recordou a vocação missionária dos chilenos. “Se o fizermos (celebração) bem, nosso terceiro século de vida começa com a alma renovada”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas