Gaudium news > Diocese canadense de 160 anos só celebrou seu aniversário propriamente 40 vezes

Diocese canadense de 160 anos só celebrou seu aniversário propriamente 40 vezes

Hamilton – Canadá (Quarta-feira, 09-03-2016, Gaudium Press) No dia 29 de fevereiro, os fiéis católicos da Diocese de Hamilton, Canadá, celebraram os 160 anos da criação da Diocese, acontecimento que somente pode ser celebrado na data precisa em 40 oportunidades, devido ao fato de ter sido erigida no dia 29 de fevereiro, data que existe no calendário a cada quatro anos.

Diocese canadense de 160 anos só celebrou seu aniversário propriamente 40 vezes.jpg

A Missa de Ação de Graças foi presidida no dia 29 de fevereiro pelo Bispo de Hamilton, Dom Douglas Crosby na Catedral de Cristo Rei. O dia anterior, 28 de fevereiro, o Núncio Apostólico no Canadá, Dom Luigi Bonazzi realizou sua primeira visita à Diocese. A Bula Papal do estabelecimento da Diocese, assinada pelo Beato Papa Pio IX, e da nomeação do primeiro Bispo, Dom John Farrel, foram exibidas no templo.

No aniversário, o Chanceler da Diocese, Dom Murray Kroetsch, destacou a particularidade da data de criação e a visão do Bispo que ocupou a Sede durante a Grande Depressão dos anos trinta, quando se projetou o edifício da Catedral na periferia da cidade. “Não foi um projeto popular que atraiu muita atenção e dinheiro de outras partes da Diocese”, recordou. “Mas não nos queixamos muito agora. Está localizada em um lugar muito proeminente da cidade, realmente é um marco, um sinal poderoso da Fé Católica na cidade de Hamilton.

No momento de sua criação, a Diocese abarcava uma grande área até o norte e se estendia até o Ocidente chegando até Winnipeg e ao Oriente até o que hoje é Ottawa. Era principalmente um território de missão com somente quatro sacerdotes e três religiosos que serviam em nove paróquias e 16 missões a um grupo de 28 mil crentes. Na atualidade a Diocese conta com 126 paróquias, sete juntas de escolas católicas, uma universidade, 142 sacerdotes diocesanos e 98 religiosos servem a mais de 620 mil fiéis. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas