Gaudium news > Perdão será o tema central da Semana pela Família que se comemorará na Colômbia

Perdão será o tema central da Semana pela Família que se comemorará na Colômbia

Redação (Quarta-feira, 09-03-2016, Gaudium Press) Inspirados nas palavras do Papa Francisco quando disse “que neste Ano da Misericórdia, toda a família cristã possa ser um lugar privilegiado desta peregrinação na qual experimenta a alegria do perdão”, a Igreja na Colômbia se prepara para viver a Semana pela Família 2016. O evento, que leva por tema “Família, lar de misericórdia”, ocorrerá de 08 a 15 de maio próximo e estará centrado no tema do perdão.Perdão será o tema central da Semana pela Família que se comemorará na Colômbia.jpg

Em preparação à semana, o Departamento de Matrimônio e Família da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) colocou à disposição dos fiéis a cartilha “Semana pela Família 2006. Família lar de misericórdia”, com o qual busca ambientar e promover este tempo de Fé.

Segundo deu a conhecer o Episcopado Colombiano em uma nota à imprensa, com este material se busca aprofundar no tema do perdão, ao qual se chama a viver de maneira especial durante o Ano Santo da Misericórdia, como assinalou o Santo Padre na Bula convocatória do Jubileu: “O perdão das ofensas torna-se a expressão mais evidente do amor misericordioso e para nós cristãos é um imperativo do qual não podemos prescindir. Como é difícil muitas vezes perdoar! E, no entanto, o perdão é o instrumento posto em nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração (…) O perdão é uma força que ressuscita a uma vida nova e infunde o valor para olhar o futuro com esperança”.

Justamente, a jornada será um convite a viver o perdão em família. “Pretendemos que a experiência da Misericórdia, do perdão recíproco, da reconciliação e a paz, se vivam em família: que todos, no seio familiar, avancemos até Jesus em atitude interior de peregrinação”, expõem Dom Pablo Emiro Salas Anteliz, Bispo de Armênia e Presidente da Comissão Episcopal de Matrimônio e Família da CEC, ao introduzir a cartilha.

Tal como se viveu no ano passado, a Semana pela Família estará marcada no que se denominou “Tempo de Família”, que começará com a celebração do Dia das Mães e culminará com a festividade do Dia dos Pais na Colômbia. Com esta proposta se busca fortalecer os vínculos familiares à luz dos ensinamentos e vivências do Evangelho e do Magistério da Igreja.

“Sem dúvida, todas as iniciativas realizadas neste tempo, ajudarão sensivelmente a gerar, não só uma preocupação maior pela pastoral do matrimônio e a família, mas também, propiciar o interesse por uma renovada e autêntica cultura da família”, acrescenta o prelado, que é citado pela CEC.

Por ocasião da Semana pela Família e o Tempo da Família, o Departamento de Matrimônio e Família do Episcopado Colombiano está convidando as jurisdições eclesiásticas, aos agentes de pastoral familiar, assim como aos diferentes movimentos para que promovam estas jornadas, além de adquirir a cartilha, que está disponível na Livraria da Conferência Episcopal da Colômbia.

A cartilha servirá de ferramenta para viver ambos eventos através de encontros, catequeses, assembleias, entre outras propostas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas