Gaudium news > Clero da Arquidiocese de Santiago do Chile encerra retiro espiritual

Clero da Arquidiocese de Santiago do Chile encerra retiro espiritual

Punta de Tralca – Chile (Quinta-feira, 10-03-2016, Gaudium Press) Durante a semana passada, o clero da Arquidiocese de Santiago se reuniu na localidade costeira de Punta de Tralca, para viver um retiro espiritual em companhia dos Bispos Auxiliares Pedro Ossandón e Galo Fernández.

Clero da Arquidiocese de Santiago do Chile encerra retiro espiritual.jpg

O tema central deste encontro foi a misericórdia de Deus, à luz do Evangelho de São Lucas. A cada dia os sacerdotes puderam participar das meditações, momentos de reflexão pessoal, celebração eucarística e liturgia das horas.

“Um retiro que há anos não calava tão profundamente os sacerdotes, no qual se deu a possibilidade de compartilhar e viver um clima de fraternidade muito grande. Apesar dos tempos que vivemos, o clero de Santiago está vivo”, disse à imprensa o presbítero Jaime Ortíz de Lazcano, pároco da paróquia Santos Apóstolos de Recoleta, e Vigário Judicial da Arquidiocese.

Na quarta-feira, durante a liturgia penitencial, os sacerdotes viveram momentos de profunda reflexão. Na quinta-feira, se realizou uma oração de cura, na qual cada sacerdote pode meditar sobre aqueles aspectos pessoais que deviam ser curados. Nesse mesmo dia os Bispos auxiliares impuseram as mãos em cada presbítero acompanhados pela oração de libertação dirigida pelo abade do Mosteiro dos Beneditinos das Condes, o monge Benito Rodríguez.

Para o monge beneditino estes retiros espirituais são necessários já que “antes de ser sacerdotes são discípulos do Senhor e necessitam receber o amor de Deus, deixar-se querer por Ele para depois comunicar isso. A experiência de um retiro para sacerdotes é precisamente para isso, para que voltem a afirmar-se na certeza de que são filhos muito amados do Senhor, e a partir daí exercer seu ministério”.

E acrescentou: “Os vi disponíveis para acolher a palavra do Senhor, deixar-se sanar, libertar-se, deixar-se amar pelo Senhor (…) Necessitávamos redescobrir o rosto autêntico de Jesus, não o que nós vamos armando no dia a dia. Fomos redescobrindo o olhar de Jesus até nós, olhar de compaixão, de benevolência, de misericórdia, de perdão. Assim nos olha Jesus”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas