Gaudium news > Trabalho de restauração do Santo Sepulcro é iniciado em Jerusalém

Trabalho de restauração do Santo Sepulcro é iniciado em Jerusalém

Jerusalém – Israel (Terça-feira, 29-03-2016, Gaudium Press) No dia 22 de março foi realizado em Jerusalém a cerimônia de bênção dos andaimes que serão empregados na obra de restauração do Santo Sepulcro de Jesus Cristo, localizada no centro da Basílica deste mesmo nome em Jerusalém, Israel. Os trabalhos de avaliação do estado da construção foram realizados em segredo nos meses anteriores e se confirmou a urgente necessidade de intervenção.

Trabalho de restauração do Santo Sepulcro é iniciado em Jerusalém.jpg

Os resultados da investigação multidisciplinar sobre o lugar santo foram dados a conhecer em uma reunião na Grécia, país que oferecerá recursos para as obras junto com as comunidades cristãs que dão culto a Deus no significativo Santuário, o informativo foi presidido pela Professora Antonia Moropoulou, da Escola de Engenharia Química da Universidade Técnica Nacional de Atenas. Os especialistas fizeram notar a fragilidade da estrutura motivada em algumas características de sua edificação e em condições particulares geradas pela grande afluência de peregrinos.

Os blocos de mármore da estrutura se encontram distorcidos pela alteração da argamassa que une as peças por causa da umidade da respiração dos milhões de visitantes. Além disso, o muro sul da edificação padece um grave estresse termal pelas milhares de velas acesas a poucos centímetros da pedra, as quais também emitem fumo com componentes que afetam quimicamente a estrutura.

Os andaimes abençoados na cerimônia foram instalados depois da celebração da Páscoa católica e permanecerão no templo durante ao menos oito meses, tempo no qual não se suspenderá o culto na Basílica. Os trabalhos serão documentados, detalhadamente por 30 acadêmicos entre os quais se encontram vários católicos e armênios. O trabalho tem as características de uma restauração de conservação, por quanto a edificação será desmontada e reconstruída identicamente, com substituição unicamente das peças danificadas ou demasiadamente frágeis e a limpeza dos componentes e reafirmação das estruturas.

O Santo Sepulcro de Jesus Cristo tem necessitado de um profundo trabalho de reparação da estrutura desde 1927 devido a sua particular construção que preservou elementos dos templos anteriores e foi afetada por um terremoto nesse ano. Os trabalhos realizados até o momento afetaram a Basílica que rodeia o Santo Sepulcro mas deixaram intacta a construção central. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas