Gaudium news > Igreja na Espanha recorda que aulas de religião são um direito a ser exercido

Igreja na Espanha recorda que aulas de religião são um direito a ser exercido

Catalunha – Espanha (Quarta-feira, 06-04-2016, Gaudium Press) A Igreja na Catalunha, Espanha, fez recentemente um chamado aos pais de família para que exerçam seu direito de escolher as aulas de religião para seus filhos. O apelo ocorreu por ocasião do período de pré-inscrição escolar para o próximo curso 2016-2017, que foi finalizado no dia 03 de abril.Igreja na Espanha recorda que aulas de religião são um direito a ser exercido.jpg

Segundo nota de imprensa emitida pelo Arcebispo de Tarragona, este é “um trâmite especialmente importante para os pais que devem escolher pela primeira vez um centro educativo para seus filhos e, também decidir entre outras coisas, se cursam a aula de religião católica que lhes permitirá obter conhecimentos sobre a identidade do cristianismo, da vida cristã e de outros aspectos relacionados”.

De acordo com o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que assinou o Estado espanhol, este se compromete a respeitar a liberdade dos pais a escolher para seus filhos escolas distintas às criadas pelas autoridades públicas, para que recebam a educação religiosa e moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.

Um pacto que foi reforçado pela constituição espanhola, assim como pela legislação orgânica que lhes possibilita aos pais exercer este direito, o qual está garantido pelos acordos entre a Santa Sé e o Estado Espanhol do ano 1979, que assinalam que os planos educativos nos níveis de educação pré-escolar, geral básica e de ensino médio, assim como os graus de formação profissional que correspondem aos alunos das mesmas idades, devem incluir o ensinamento da religião católica nos centros de educação.

Em apoio a este direito que tem os pais de família na Catalunha, a comunidade autônoma espanhola conta com a Fundação Escola Cristã que possui mais de 400 escolas em mais de uma centena de municípios.

“São escolas que apresentam uma série de valores e atitudes que nascem dos ensinamentos de Jesus e onde se oferece a possibilidade de aprofundar de acordo com os interesses e as opções familiares e dos alunos”, expõem a partir da Arquidiocese de Tarragona.

A Fundação tem sua origem em 1977, quando o Cardeal Jubany Arnau, então Arcebispo de Barcelona, criou o Conselho da Escola Cristã da Catalunha, que foi substituído anos depois, em 2004, pela Fundação Escola Cristã da Catalunha.

Atualmente esta instituição está formada por mais de 430 escolas onde se formam mais de 260 mil alunos em suas diferentes etapas e níveis do sistema educativo, as quais garantem sua formação religiosa e moral. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas