Gaudium news > Governo da Índia fala sobre situação de sacerdote salesiano sequestrado no Iêmen

Governo da Índia fala sobre situação de sacerdote salesiano sequestrado no Iêmen

Redação (Quarta-feira, 06-04-2016, Gaudium Press) Há um mês do sequestro do sacerdote salesiano Tom Uzhunnalil, que foi retido no último dia 04 de março durante o ataque ao domicílio das Missionárias da Caridade de Adén, no Iêmen, o Governo da Índia dá tranquilidade sobre a situação do presbítero. Assim o fez saber Sushma Swaraj, Ministra de Assuntos Exteriores da Índia, que no dia 02 de abril recebeu uma delegação da Conferência Episcopal da Índia (CBCI).

Governo da Índia fala sobre situação de sacerdote salesiano sequestrado no Iêmen.jpg

Os prelados, através de um documento emitido após o encontro, expressaram: “A Honorável Ministra Swaraj assegurou categoricamente à delegação que o Padre Tom Uzhunnalil está vivo e que o governo está realizando todos os meios possíveis para sua pronta e rápida libertação. A ministra disse que os detalhes das negociações e os aspectos técnicos não podem ser revelados, já que poderiam colocar em perigo o mesmo processo de negociação”.

Além disso, a delegação dos Bispos manifestou “sua profunda preocupação e a angústia da Igreja Católica da Índia pelo destino do Padre Tom, que a partir desse triste sucesso, se desconhece onde se encontra”; e pediu à ministra dar algumas luzes sobre o sequestro e a condição atual do sacerdote, sobretudo diante dos diversos rumores de sua morte que se difundiu nos meios de comunicação.

A parte de tranquilidade do Governo indiano, também foi em resposta à ajuda para a libertação do sacerdote que os Bispos solicitaram em dias passados através de uma carta enviada à Opinião Pública, na qual lhe pediram adotar todas as medidas possíveis que assegurem a liberdade do Padre Tom, além de colocar em prática uma “ação urgente” para a segurança do sacerdote.

Na dita missiva os prelados também confirmaram os esforços que se adiantam a partir da Santa Sé, através dos canais diplomáticos, para que logo cesse o cativeiro do presbítero.

Na semana passada o Padre Mathew Valarkote, Secretário da Inspetoria de Bangalore, da qual depende a missão salesiana no Iêmen, assegurou em entrevista difundida pela agência de informação salesiana ANS, que existem fortes indícios de que o Padre Tom continua vivo: “segundo Dom Paul Hinder, Vigário Apostólico da Arábia do Sul, que é nossa principal fonte de informação, ainda há fortes indícios de que o Padre Tom Uzhunnalil, que foi sequestrado no dia 04 de março de 2016 no Iêmen, continua vivo e não existe nenhuma razão para acreditar no contrário”.

O Padre Valarkote também se referiu aos rumores sobre sua morte que circularam em alguns meios de comunicação: “estamos conscientes de que os meios de comunicação e a informação não estão debaixo do nosso controle. Tratamos de contrariar as mensagens falsas através de declarações públicas e objetivas, mas com pouco êxito. Temos feito uma chamada ao público para que se abstenha de multiplicar e difundir estes rumores falsos, e que pode colocar em perigo os esforços para salvar a vida do refém”.

Entretanto, a Igreja Católica na Índia, assim como a comunidade salesiana ao redor do mundo, intensificou as jornadas de oração para pedir pela pronta liberdade do presbítero. Por iniciativa da Família de Dom Bosco e da Arquidiocese de Bangalore, na Índia, no dia 04 de abril, ocorreu na Catedral uma vigília de oração além da celebração Eucarística na qual se pediu pelo pronto retorno do sacerdote. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas