Gaudium news > Clero de Portugal reúne-se para debates esta semana em Fátima

Clero de Portugal reúne-se para debates esta semana em Fátima

Fátima (Segunda, 31-08-2009, Gaudium Press) De amanhã até sexta-feira, dia 4 de setembro, a cidade-santuário de Fátima, em Portugal, sediará uma série de conferências do clero português sobre os principais problemas e desafios enfrentados pelo episcopado e pelo ministério sacerdotal, segundo informou a Radio Vaticana e a Conferência dos Bispos de Portugal.

Sob o tema “Reaviva o dom que há em ti”, os debates do VI Simpósio do Clero versarão principalmente sobre a importância da formação permanente face à modernização da sociedade, conforme adiantou padre Jorge Madureira, secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e organizador do encontro.

A mesma opinião acerca da importância de uma constante atualização ministerial no que tange aos âmbitos social e familiar é partilhada pelo padre Vítor Feytor Pinto, pároco da igreja do Campo Limpo e coordenador da Pastoral da Saúde. Para ele, somente assim os padres poderão compreender melhor os problemas enfrentados pelos fiéis em suas famílias, que procuram os sacerdotes parta conselhos e orientações em questões do casamento, da educação dos filhos, do emprego ou afins.

O VI Simpósio do Clero é uma iniciativa que se realiza trienalmente. Esta adição será inaugurada por dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Na quarta-feira, o cardeal Dom José da Cruz Policarpo, membro da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para os Leigos, apresentará uma palestra sobre o tema “Crescer como pessoas para servir como pastores”.

O Simpósio será encerrado na presença do cardeal brasileiro dom Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero. Dom Cláudio deverá fazer um convite ao diálogo com a palestra “Renova em seu Coração o Espírito de Santidade”.

Além das conferências, o Simpósio contará com espaço para debates paralelos, estudo, convívio, partilha de experiências e momentos de oração. Haverá ainda uma noite dedicada às dioceses, para que cada bispo possa se reunir de forma mais próxima de seus diocesanos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas