Gaudium news > Episcopado Norte-americano apresenta versão online do Catecismo

Episcopado Norte-americano apresenta versão online do Catecismo

Washington – Estados Unidos (Quinta-feira, 07-04-2016, Gaudium Press) Com a finalidade de aproximar mais dos ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica aos fiéis, a Conferência de Bispos dos Estados Unidos (USCCB), apresentou recentemente uma versão online do documento eclesial, compêndio da doutrina católica.

Episcopado Norte-americano apresenta versão online do Catecismo.jpg

Em um formato mais ágil e de fácil leitura, pode-se acessar ao Catecismo através do website oficial do órgão eclesial, ou através do link http://ccc.usccb.org/flipbooks/catechism/index.html#. Está disponível em inglês e inclusive a Constituição Apostólica “Fidei Depositum”, com a qual o Papa João Paulo II, no dia 11 de outubro de 1992 -no trigésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II- autoriza a publicação do Catecismo; além da Carta Apostólica ‘Laetamur Magnopere’ com a qual o mesmo pontífice aprovou a edição típica latina do Catecismo no dia 15 de agosto de 1997.

Catecismo: depósito da doutrina cristã

O Catecismo da Igreja Católica, como expõem São João Paulo II na Constituição “Fidei Depositum”, nasceu do desejo do Concílio Vaticano II de “custodiar e explicar melhor o depósito precioso da doutrina cristã, com o fim de torná-lo mais acessível aos fiéis de Cristo e a todos os homens de boa vontade”.

Um anelo que se confirmou com a Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos que em janeiro de 1985 convocou o Papa por ocasião do 20º aniversário de encerramento do Concílio. Na dita celebração, diz São João Paulo II, “os padres do Sínodo expressaram o desejo de que fosse redigido um Catecismo ou compêndio de toda a Doutrina Católica, tanto sobre a Fé como sobre a moral, que seria como o ponto de referência para os catecismos ou compêndios que se redigissem nos diversos países”.

Desta maneira, o documento é fruto de seis anos de trabalho que contou com uma importante colaboração, que guiou uma comissão convocada por João Paulo II, a qual esteve presidida pelo Cardeal Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI.

“No ano de 1986, confiei a uma Comissão de doze Cardeais e Bispos, presidida pelo Cardeal Joseph Ratzinger, a tarefa de preparar um projeto do Catecismo solicitado pelos padres sinodais. Um Comitê de redação de sete Bispos de Dioceses, especialistas em teologia e em catequese, foi encarregado de realizar o trabalho junto à Comissão”, narrou o Santo Pontífice.

Este compêndio da doutrina católica é constituído por quatro partes que se relacionam entre si, como expôs o Papa na Constituição Apostólica: “As quatro partes se articulam entre si: o mistério cristão é o objeto da Fé (primeira parte); é celebrado e comunicado mediante ações litúrgicas (segunda parte); está presente para iluminar e sustentar aos filhos de Deus em sua obra (terceira parte); é o fundamento nossa oração, cuja expressão principal é o ‘Pai Nosso’, que expressa o objeto de nossa súplica, nosso louvor e nossa intercessão (quarta parte)”.

Entretanto, com a Carta Apostólica “Laetamur Magnopere”, São João Paulo II aprovou a edição típica latina do Catecismo, que desde então é o texto definitivo do compêndio da doutrina católica. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas