Gaudium news > Papa define novo vigário apostólico para a Alexandria dos Latinos no Egito

Papa define novo vigário apostólico para a Alexandria dos Latinos no Egito

Cidade do Vaticano (Terça, 01-09-2009, Gaudium Press) O reverendo padre Adel Zaky, secretário da Assembleia da Gerarquia Católica no Egito, foi designado hoje pelo Papa Bento XVI novo vigário apostólico da Alexandria no Egito para os católicos latinos, informou em despacho a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Até a nomeação, padre Zaky era pároco em Boulacco, no Cairo. Bento XVI confiou ao vigário nomeado a sede titular bispal de Flumenzer.

Biografia

O reverendo padre Adel Zaky nasceu em 1º de dezembro de 1947 em Luxor, no Egito. Em 1959, entrou para o colégio seráfico de Assiut e, em 1963, para o Seminário dos Frades Menores de Guizé. Após ter obtido o bacharelado em Teologia, emitiu seus votos perpétuos no dia 10 de setembro de 1972. Em 24 de setembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote no Cairo.

Em 1973, se inscreveu na Universidade St. Joseph dos Padres Jesuítas, em Beirute, onde em 1975 conseguiu a licenciatura em Teologia Dogmática.

De 1975 a 1989 exerceu o seu apostolado junto às paróquias de Assiut e El-Tawirat. Em Nag-Hammadi, se ocupou da pastoral juvenil e foi diretor escolar. De 1989 a 1998 foi superior provincial, com residência em Daher (o Cairo), onde mais tarde se tornou também pároco. Exercia função de secretário da Assembleia dos Gerarcas Católicos no Egito.

Fala árabe e italiano, conhece latim e compreende francês e inglês.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas