Gaudium news > Visita ad Limina dos bispos do Brasil começa nesta terça-feira

Visita ad Limina dos bispos do Brasil começa nesta terça-feira

Cidade do Vaticano (Terça, 01-09-2009, Gaudium Press) A visita ad Limina do episcopado brasileiro ao Santo Padre começa nesta terça-feira, dia em que membros das regionais Oeste 1 (Matro Grosso do Sul) e 2 (Mato Grosso) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chegam ao Vaticano, onde devem ficar até o dia 8 de setembro. Até o dia 20 de setembro de 2010, 13 grupos de 430 bispos do Brasil se encontrarão com o papa Bento XVI.

Este primeiro grupo é liderado pelo presidente do regional Oeste 1, dom Antonio Migliore, bispo de Coxim. O próximo grupo que vai a Roma é composto por bispos dos regionais Nordeste 1, 2 e 4.

De acordo com dom Airton José dos Santos, bispo de Mogi das Cruzes (SP), em entrevista exclusiva à Gaudium Press em junho, a visita deve ser feita por todos os bispos periodicamente ao sucessor de Pedro – o Papa – para promover uma comunhão com toda a organização da Igreja e suas congregações e também com as quatro basílicas: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão.

Segundo o bispo de Lorena (SP), dom Benedito, também em exclusiva à Gaudium Press, a visita tem dois pólos importantes. Primeiro por ser o momento de revisão de toda a vida diocesana – porque os bispos levam um relatório sobre os últimos cinco anos das atividades pastorais, econômicas e das dificuldades de evangelização de suas dioceses. “Isso para, antes da visita, o pontífice conseguir uma visão de toda a Igreja no Brasil”, afirma. Depois, a visita é de suma importância por conta da comunhão que permite entre o Santo Padre e os bispos. A comunhão existe entre a ‘cabeça da Igreja, que é justamente o Papa’ e os religiosos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas