Gaudium news > Católicos filipinos se preparam para Dia Mundial da Juventude da Ásia

Católicos filipinos se preparam para Dia Mundial da Juventude da Ásia

Manila (Quarta, 02-09-2009, Gaudium Press) “Jovens da Ásia, venha se reunir e compartilhem o Mundo de Deus e a vida na Eucaristia”. Esse é o slogan do 5º Dia Mundial da Juventude da Ásia, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro nas Filipinas. Cerca de 2500 jovens de 22 países do continente são esperados para participar do evento.

De acordo com a agência de notícias Asia News, as preparações para o encontro já começaram na diocese de Imus (próximo à capital Manilla) e nas principais dioceses do país, inclusive na ilha de Mindanao, que deverá sediar alguns eventos.

Realizado pela primeira vez em 1999 na Tailândia, o Dia Mundial da Juventude da Ásia acontece a cada três anos durante três dias de encontros e reflexões espirituais e culturais. A última edição foi em 2006, em Hong Kong. Neste ano o evento está sendo organizado pelo maior país católica da Ásia e promete ser uma grande oportunidade ara muitos jovens, particularmente aqueles que moram em países onde não há liberdade de religião assegurada pelo estado.

Rudolf Ceralvo, um jovem filipino de 20 aos da diocese de Manila, lembra que “considerando as numerosas e tenebrosas situações que caracterizam a cena asiática, o Dia Mundial pretende instar os jovens católicos para que busquem uma nova vida pela mensagem eucarística”.

Nesse contexto, o evento é também uma oportunidade para jovens filipinos compreenderem melhor as razões de sua fé e entender o dever cristão. “Poderei conhecer como outros jovens asiáticos vivem o cristianismo e a sua fé em seus países em um ambiente interreligioso” afirma Christine Sy, outra estudante de Manila.

Para o presidente do ministério juvenil da Conferência dos Bispos das Filipinas, monsenhor Roland Tirona, o encontro não é uma simples celebração. Ele diz que o evento se manifesta como um “desafio para que os mais jovens tornem-se verdadeiros protagonistas de uma mudança social”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas