Gaudium news > Catedral Metropolitana de Vitória celebra missa em memória aos 100 anos do nascimento de Dom João Batista

Catedral Metropolitana de Vitória celebra missa em memória aos 100 anos do nascimento de Dom João Batista

Vitória (Quinta, 03-09-2009, Gaudium Press) Na Catedral Metropolitana de Vitória foi realizada, nesta quarta-feira, uma santa missa histórica que marcou o centenário do nascimento de D. João Batista da Mota e Albuquerque, falecido arcebispo da capital capixaba. Religiosos e leigos participaram da cerimônia presidida pelo arcebispo dom Luiz Mancilha Vilela.

O Cônego Maurício de Mattos Pereira (vigário geral da arquidiocese), em sua homilia, destacou a figura e o trabalho de Dom João Batista em meio às leituras do dia, sempre ressaltando seu compromisso com a sociedade e lembrando, também, sua atuação no Concílio Vaticano II.

Dom João Batista

Nascido em Niterói (RJ), Dom João Batista foi ordenado sacerdote no Rio de Janeiro em 1933, pouco mais de duas décadas antes de assumir a arquidiocese de Vitória, que liderou por quase 30 anos. Entre 1957 e 1984 – ano de sua morte – Dom João Batista participou ativamente da vida da Igreja Católica e da comunidade, apontado como responsável pela organização da estrutura das Comunidades Eclesiais de Base.

Sua importância para o Espírito Santo provocou a edição de um livro do projeto Memória Cultural da Petrobrás, obra que aponta o religioso como ‘progressista’. Foi também quem ordenou sacerdote o atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Mariana (SP), dom Geraldo Lyrio Rocha, em agosto de 1967, na cidade capixaba de Fundão.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas