Gaudium news > Dom Orani presidirá missa em celebração ao 270º aniversário do Seminário São José

Dom Orani presidirá missa em celebração ao 270º aniversário do Seminário São José

Rio de Janeiro (Quinta, 03-09-2009, Gaudium Press) O Seminário São José, na capital fluminense, celebrará o seu 270º aniversário no dia 5 de setembro com uma Missa em Ação de Graças, presidida pelo arcebispo da cidade, Dom Orani João Tempesta, a partir das 10h, na Igreja Nossa Senhora das Dores.

O Seminário foi criado em 1739, pelo Frei Antonio Guadalupe. A instituição trabalha, desde o primeiro ano de sua história, para proporcionar formação educacional e religiosa em todos os níveis aos jovens do sexo masculino em regime de internato. Há também cursos de Teologia e Filosofia. A comunidade formadora do Seminário é atualmente integrada por dois diáconos e nove sacerdotes, liderados pelo reitor padre Hélio Pacheco Filho.

“Para um objetivo tão sublime (formação sacerdotal) é necessário que a comunidade educadora tenha um programa de vida que se caracterize pela organicidade-unidade e que seja adequado e eficaz, concretizando as grandes linhas da formação mediante ‘regras particulares’ destinadas a ordenar a vida comunitária, estabelecendo alguns instrumentos e ritmos temporais preciosos”, informa o site do Seminário.

Medalha

Na mesma semana em que comemora 270 anos, o Seminário arquidiocesano de São José recebeu do município do Rio de Janeiro a Medalha Pedro Ernesto, a principal comenda da cidade. A homenagem foi uma iniciativa do vereador e Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Márcio Pacheco. O arcebispo Dom Orani João Tempesta, o bispo auxiliar Dom Wilson Tadeu Jönck, e o Reitor do Seminário, sacerdote Helio Pacheco Filho, participaram da cerimônia na última segunda-feira, no salão Nobre da Cãmara Municipal do Rio de Janeiro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas