Gaudium news > Papa envia mensagem para abertura de Simpósio Intercristão

Papa envia mensagem para abertura de Simpósio Intercristão

Roma (Quinta, 03-09-2009, Gaudium Press) Conhecer “as riquezas doutrinais e espirituais que formam o patrimônio do oriente e do ocidente cristão, se torna indispensável para promover um melhor relacionamento entre todos os cristãos”. Esta é parte da mensagem que o Papa Bento XVI enviou ao cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, por conta da abertura do XI Simpósio Intercristão sobre Santo Agostinho na Tradição Ocidental e Oriental.

O evento foi aberto na manhã de hoje em Roma com uma missa, seguida do discurso de monsenhor Ioannis Spiteris, bispo de Corfú.

Na mensagem, o Papa diz desejar que o simpósio seja “o mais profícuo possível em descobrir convergências doutrinais e espirituais úteis para construir a Cidade de Deus, onde os seus filhos possam viver na paz e na caridade fraterna, fundamentadas sobre a verdade da fé comum”. Ele diz que Santo Agostinho reveste-se “de uma fundamental importância para a teologia e para a própria cultura do ocidente, enquanto a recepção do seu pensamento na teologia ortodoxa se revelou mais problemática”.

O pontífice diz ainda no texto se regozijar por essa
“iniciativa de encontro fraterno e confronto sobre os aspectos comuns da espiritualidade, que é seiva benéfica para uma relação mais ampla entre católicos e ortodoxos”. O fato de que se encontrem “alternadamente em um território de maioria católica ou ortodoxa permite assim um contato real com a vida concreta, histórica, cultural e religiosa das nossas Igrejas”.

O encontro, promovido pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianum e pela Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salônico, acontece no Colégio San Lorenzo de Brindise e o Instituto Patrístico Augustinianum..
O simpósio sobre Santo Agostinho termina no sábado, dia 5, com uma celebração litúrgica no Augustinianum.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas