Gaudium news > Ex-membros do Movimento de Natal se reúnem décadas depois da reestruturação da cidade

Ex-membros do Movimento de Natal se reúnem décadas depois da reestruturação da cidade

Natal (Sexta, 04-09-2009, Gaudium Press) Cerca de duzentas pessoas que atuaram no Movimento de Natal se reúnem amanhã (5) a partir das 12h30, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal (Rio Grande do Norte), encontro aberto por Otto Santana, um dos ex-integrantes do Movimento. Uma videoconferência com o cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugênio de Araújo Sales, idealizador do grupo, está marcada às 15h.

O jornalista Manoel Chaparro, que trabalhou no Jornal A Ordem, da arquidiocese de Natal, na época em que o periódico ganhou, por duas vezes, o “Prêmio Esso de Comunicação”, na década de 1960, também estará no evento, assim como Alceu Ferraro, autor do Livro “Igreja e Desenvolvimento”, que conta toda a trajetória do Movimento de Natal. Religiosos, ex-membros do governo do Estado do Rio Grande do Norte e outras autoridades também prestigiarão o encontro.

Movimento de Natal

No início da década de 1940, em que o mundo se via abalado pela 2ª Guerra Mundial, Natal era uma cidade com menos de 60 mil habitantes, meses antes do desembarque de 20 mil soldados norte-americanos nas praias de Parnamirim, o que significou um aumento bastante expressivo da população e trouxe conseqüências no campo social, econômico e cultural. Ao final da década, a população quase dobrara e a cidade passou a se preocupar com a prostituição, o desemprego e a formação de favelas.

Diante da situação, os jovens sacerdotes Eugênio Sales e Nivaldo Monte começaram a pensar um jeito de “reorganizar” a sociedade em Natal, que resultaria em um conjunto de ações sociais realizadas pela arquidiocese batizado de “Movimento de Natal”. O movimento envolveu a criação do Patronato de Ponta Negra, idealização de reuniões e de cursos de formação permanente do clero, frentes de trabalho, incentivo à organização de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, criação da Campanha da Fraternidade, missões religiosas na área rural, criação de cursos em Rádio e de educação de base.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas