Gaudium news > Dom Antonio Saburido se encontra com governador de Pernambuco para discutir marginalidade e tráfico de drogas

Dom Antonio Saburido se encontra com governador de Pernambuco para discutir marginalidade e tráfico de drogas

Recife (Terça, 08-09-2009, Gaudium Press) O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), recebeu ontem, no Palácio do Campo das Princesas, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antonio Saburido, que assumiu a arquidiocese de Olinda e Recife no último dia 16 de agosto, informou hoje a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro não estava programado na pauta do governador, mas a reunião tinha caráter de urgência. Ambos conversaram sobre o combate ao tráfico de drogas no estado e reafirmaram que tanto o governo quanto a Igreja Católica têm responsabilidade conjunta no enfrentamento.

Ainda segundo a CNBB, dom Fernando Saburido colocou a estrutura da arquidiocese à disposição do Estado para colaborar com as ações e programas do governo que combatem direta e indiretamente o tráfico de drogas. “O arcebispo ouviu sobre, por exemplo, o Pacto pela Vida, o Juventude e Emprego, o Vida Nova e a Associação de Proteção e Auxílio aos Condenados (APAC)”, ressaltou o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Roldão Joaquim. “Iremos nos encontrar de novo para detalhar melhor as possibilidades dessa parceria”, afirmou. O arcebispo esteve em Roma no feriado da Independência do Brasil.

O governador reconheceu, no entanto, que não são suficientes as ações do Estado para enfrentar o problema do tráfico de drogas. “Algumas situações melhoram com ações de policiamento. E isso nós estamos fazendo. Mas há outras que a família, a escola e as igrejas têm papel fundamental a desempenhar. É o caso do combate às drogas, principalmente o crack, que começou a se difundir pelo interior. Para mudar essa realidade, nós precisamos da ajuda firme da Igreja Católica”, observou o governador.

“Essa é uma preocupação nossa também”, afirmou o arcebispo sobre a reestruturação familiar. O arcebispo destacou como fundamentais a construção de mais academias das cidades e a ampliação do número de vagas na rede de ensino integral. “São iniciativas que ajudam a afastar os jovens do ócio e, consequentemente, da marginalidade”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas