Gaudium news > No Ângelus em Viterbo, Bento XVI pediu paz duradoura ao comentar aniversário da Segunda Guerra

No Ângelus em Viterbo, Bento XVI pediu paz duradoura ao comentar aniversário da Segunda Guerra

Viterbo (Terça, 08-09-2009, Gaudium Press) O nome “Cidade dos Papas” é “um estímulo posterior para viver e testemunhar a fé cristã”, disse o Papa aos cidadãos de Viterbo no início de sua fala antes da recitação da oração mariana do Ângelus, neste domingo. A recitação do Ângelus em Viterbo ocorreu por conta da visita que Bento XVI fazia à cidade, residência de vários pontífices no século XIII e origem do conclave.

Bento XVI recordou aos fiéis os Papas que nasceram na região: em Tuscia, São Leão Magno, em Blera, o Papa Sabiniano, em Canino, Paolo III. Em seguida, pediu aos presentes uma oração em sua própria intenção, para que “possa exercer sempre com fidelidade e amor a missão de Pastor de todo o rebanho de Cristo”. 

O Santo Padre não deixou de falar novamente sobre a Segunda Guerra Mundial, cujo início acontecia há setenta anos. Ao lembrar a invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939, ação que originou o conflito global, Bento XVI lamentou que a guerra tenha causado “dezenas de milhares de mortos e tantos sofrimentos ao amado povo polonês”, além do Holocausto dos judeus e do “extermínio de outras filas de inocentes” nações.

O Papa desejou que “a memória destes eventos” inspire orações pelas vítimas, seja “um aviso a todos para que tais barbaridades jamais se repitam e intensifique os esforços para construir no nosso tempo” uma paz duradoura, cultural e solidária.

Bento XVI disse ainda que as religiões “devem promover o perdão e a reconciliação contra a violência, o racismo, o totalitarismo e o extremismo, que deturpam a imagem do Criador no homem, cancelam o horizonte de Deus e, como consequência, conduzem ao desprezo do próprio homem”.

Após a oração, Bento XVI saudou os participantes do Congresso Internacional “Homens e Religiões”, da comunidade de Santo Egídio, que acontece em Cracóvia, na Polônia, para rezar e refletir sobre a paz no mundo á luz do aniversário da Segunda Grande Guerra. O encontro é similar ao que acontece em Assis.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas