Gaudium news > Em audiência geral da semana, Papa ressalta importância da oração intensa

Em audiência geral da semana, Papa ressalta importância da oração intensa

Cidade do Vaticano (Quarta, 09-09-2009, Gaudium Press) “Aprender a Palavra de Deus na oração e na meditação é o caminho para a vida”, disse na manhã de hoje o Papa Bento XVI. O Santo Padre se referia ao exemplo dado por São Pedro Damião, monge do século XI, cuja catequese foi o tema central do discurso do Papa da audiência geral desta quarta-feira, na Sala Paulo VI do Vaticano.

Para presidir o habitual encontro semanal com os fiéis, novamente o Papa deixou a residência de verão de Castel Gandolfo, onde ainda se encontra em fins de férias, e se deslocou para o Vaticano especialmente para a ocasião. 

“São Pedro Damião, que substancialmente foi um homem de oração, de meditação, de contemplação, foi também um teólogo: a sua reflexão sobre os diversos temas doutrinais o leva a conclusões importantes sobre a vida”, falou Bento XVI sobre a figura do santo.

Para o pontífice, o monge é um modelo da dedicação para a adoração de Jesus crucificado e para a leitura da Sagrada Escritura. “Como consequência das suas muitas horas de contemplação e meditação, ele nos deixou textos de alto valor teológico, como também magníficos sermões e cartas sobre o amor que brota da Cruz e do valor da Palavra de Deus na vida espiritual do monge e do cristão”.

“Isto resulta importante hoje também para nós, ainda que não sejamos monges: saber fazer silêncio para escutar a voz de Deus”, porque “Jesus deve ser o centro da nossa vida entre as nossas atividades, problemas e preocupações”, prosseguiu o Papa. São Pedro Damião foi muito dedicado também em colaboração com os Papas na reforma da Igreja, revelou Bento XVI.

Entre os estimados oito mil participantes presentes hoje à Sala Paulo VI, alguns dos mais numerosos eram grupos oriundos do Brasil: uma comitiva de 45 pessoas da Paróquia São José, de Ribeirão Pires; 34 integrantes do Secretariado Rainha da Paz do Rio de Janeiro e 15 pessoas da comunidade católica Palavra Viva. Acontece desde o último sábado a visita “Ad Limina Apostolorum” dos bispos brasileiros e também eles estavam presentes à audiência.

Em português, ao dirigir-se aos fiéis em suas línguas, o Santo Padre falou: “Dirijo uma cordial saudação a todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente aos grupos vindos de Portugal e do Brasil, de Ribeirão Pires e do Rio de Janeiro, e à Comunidade Palavra Viva, convidando a todos vós que viestes a Roma para renovar o propósito de ter Jesus Cristo como o verdadeiro centro de vossas vidas. Obrigado pela visita! Que Deus vos guarde e abençoe!”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas