Gaudium news > Presidente chilena entrega Prêmio Bicentenário 2009 a sacerdote jesuíta

Presidente chilena entrega Prêmio Bicentenário 2009 a sacerdote jesuíta

Santiago (Quarta, 09-09-2009, Gaudium Press) A presidente do Chile Michelle Bachelet entregou no último final de semana ao sacerdote jesuíta Renato Poblete Barth, ex-capelão do Lugar de Cristo e atual secretário executivo da Fundação Alberto Hurtado, o prêmio ‘Bicentenário 2009′, em cerimônia realizada no palácio de La Moneda. Na ocasião, Bachelet destacou o trabalho do sacerdote, que ‘deixou uma marca de humanidade na história de nosso país ao colocar a solidariedade no centro de suas ações’.

A presidente apontou o religioso como ‘um digno herdeiro do eficaz legado de amor pelos que mais necessitam, que foi a causa luminosa encarnada pelo padre Alberto Hurtado’ e que, por meio de sua dedicação ao Lugar de Cristo, conseguiu que a instituição se tornasse ‘a colmeia solidária que é hoje’.

A capacidade do sacerdote em ‘construir pontes, propiciar o diálogo e alcançar consensos’ também foi lembrada por Bachelet, que ressaltou o valor do prêmio como “reconhecimento dessa capacidade de articulação, e também pelo talento em dar atenção a todo um país, aos mais pobres e desamparados de nossos irmãos”.

Bachelet também ressaltou que o trabalho do padre Barth tem servido de exemplo de serviço aos mais necessitados e ao desenvolvimento de uma ‘maior justiça social (…) esse é o mandato ético e político no qual também tratamos de fundamentar minha gestão como presidente, o que divido com o padre Poblete’. Em seguida, pediu aos presentes que trabalhem para ‘erradicar completamente a pobreza e a indigência em nosso país’.

O Prêmio Bicentenário, dado pelo governo anualmente, reconhece o trabalho empreendido por personagens que demonstram comprometimento com o desenvolvimento social do país e cuja última edição é no ano que vem, quando o Chile completa 200 anos de independência.

Padre Renato Poblete Barth

O padre Renato Poblete Barth foi por cerca de 20 anos capelão do Lugar de Cristo, instituição filantrópica do Chile, onde desenvolveu novas maneiras de arrecadação de fundos e iniciativas de promoção da solidariedade e unidade nacional, como a Ceia de Pão e Vinho e a Doação de trocos do supermercado.

Sob sua administração o número de filiais da instituição saltou de 7 para 46 e hoje atende mais de 30 mil pessoas por dia em todo o país. O sacerdote também se destacou pela participação na II conferência do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), pelo trabalho como capelão da União de Empresários Cristãos e seu ativo papel na beatificação e canonização de São Alberto Hurtado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas