Gaudium news > Arquidiocese de Vitória comemorou nesta terça-feira dia de sua padroeira

Arquidiocese de Vitória comemorou nesta terça-feira dia de sua padroeira

Vitória (Quarta, 09-09-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo, comemorou nesta terça-feira a festa de sua padroeira, que batiza o próprio nome da capital capixaba. A solenidade de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, foi comemorada com uma grande celebração eucarística presidida na catedral metropolitana por dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo metropolitano de Vitória.

A cerimônia teve ainda como concelebrantes o bispo auxiliar dom Mário Marquez, e o bispo de Colatina, cidade vizinha à capital, dom Décio Zandonade, além de outros sacerdotes. A comemoração marcou também o 458º aniversário da cidade, o que fez com que diversas autoridades do poder público também assistissem aos ritos, em meio à multidão de fiéis.

Em sua homilia, dom Luiz fez referência ao Sínodo Arquidiocesano, recentemente concluído, que se focou no caminho da evangelização a ser seguido pela Igreja local e pelos fiéis, com especial ênfase ao papel da Virgem Maria: “Ela é a Senhora da Vitória, que esmagou a cabeça da serpente e ensina-nos a esmagar, cada dia, a serpente que nos quer impedir de fazermos o caminho juntos”.

O arcebispo emérito de Vitória concluiu sua alocução com um pedido voltado aos sacerdotes. Ele disse desejar “que a Mãe de todo o povo de Deus, Senhora da Vitória, nos ajude a sermos otimistas e esperançosos para que o povo veja em nós o belo sinal de esperança que pretendemos ser e testemunhar”.

História

A cidade de Vitória foi fundada no dia 8 de setembro de 1551, dia de festividade mariana, e recebeu originalmente o nome de Vila de Nossa Senhora da Vitória (alusão à vitória obtida pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho contra um grupo de índios goitacazes). É na capital que está sediada a província eclesiástica que engloba as várias dioceses do estado, além de estar nessa arquidiocese o mais antigo santuário mariano do Brasil, o Convento de Nossa Senhora da Penha.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas