Gaudium news > Cerca de 20 mil pessoas acompanham consagração de novo bispo no Vietnã

Cerca de 20 mil pessoas acompanham consagração de novo bispo no Vietnã

Phat Diem (Quarta, 09-09-2009, Gaudium Press) Pelo menos 20 mil pessoas acompanharam na manhã desta terça-feira em Phat Diem, no Vietnã, a cerimônia pela consagração episcopal do novo bispo da diocese local, monsenhor Joseph Nguyen Nang. A cerimônia, informou a agência de notícias AsiaNews, contou com a presença de representantes também de outras religiões e ocorreu na catedral de Phat Diem. O novo bispo, nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 25 de julho deste ano, escolheu como lema episcopal “Commune and Serve” (Comungar e servir).

Monsenhor Dominic Nguyen Chu Trinh, bispo da diocese de Xuan Loc, foi quem presidiu a cerimônia, junto de outros 20 bispos e 40 sacerdotes de todo o país, e na presença de milhares de fiéis.

O bispo de Bac Ninh, monsenhor Cosma Hoang Van Dat, pronunciou a homilia. Nela, ressaltou que Jesus não veio “para ser servido, mas para servir”, estabelecendo que “a Igreja e seus discípulos devem ser servos”. “Nós somos convidados a viver o milagre da comunhão da Igreja como um só, em unidade e cooperação com o nosso bispo”, disse aos presentes.

Biografia

Monsenhor Joseh Nguyen Nang nasceu no dia 24 de novembro de 1953 em Yen Khanh (província de Ninh Binh), na diocese de Phat Diem, cerca de 130 quilômetros ao sul de Hanói.

Quando o Vietnã foi dividido em 1954, ele e sua família rumaram para o sul, para Xuan Loc, onde viveu até agora. Estudou no Da Lat College entre os anos de 1970 e 1977 e foi ordenado padre no dia 9 de junho de 1990.

Monsenhor Nang serviu como pároco em Thuan Hoa e como reitor no Seminário Maior Saint Joseph em Xuan Loc entre os anos de 2006 e 2009.

A diocese de Phat Diem foi criada em 1901. Atualmente, abrange 981 mil pessoas, 153 mil das quais são católicas, e divide-se em 65 paróquias.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas