Gaudium news > Cardeal Zenon Grocholewski recebe título honorífico e inaugura paróquia na Universidade Católica de Goiás

Cardeal Zenon Grocholewski recebe título honorífico e inaugura paróquia na Universidade Católica de Goiás

Goiânia (Quarta, 09-09-2009, Gaudium Press) O cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, recebeu ontem da Universidade Católica de Goiás o título honorífico de Doutor Honoris Causa, em solenidade realizada no teatro do Campus V da instituição, em Goiânia, às 19h. O cardeal veio a convite da própria universidade.

Segundo a assessoria de imprensa da universidade, a homenagem foi motivada pelo ‘conjunto da obra do cardeal pela educação em todo o mundo’. Nesta quarta-feira, o purpurado também participou da estreia da emissora de TV da universidade e da inauguração da paróquia universitária São João Evangelista, onde celebrou uma missa.

A solenidade também reuniu o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, o vice-governador de Goiás, Ademir de Oliveira Menezes, membros do Tribunal de Justiça do Estado, bispos de todo o país, reitores de universidades e outras autoridades.

Depois de receber a homenagem da universidade, o cardeal entregou o documento que a reconhece como instituição de direito pontifício pela Congregação para a Educação Católica, processo que durou cinco anos e a tornará Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Biografia

O cardeal Zenon Grocholewski nasceu em outubro de 1939, na cidade de Bródki, diocese de Poznam, na Polônia, e foi ordenado presbítero em maio de 1963, na sua diocese natal. Se tornou bispo titular de Agropoli (Itália), em dezembro de 1982, mas a ordenação episcopal foi feita em janeiro de 1983 pelo Papa João Paulo II. Cursou mestrado e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Itália).

Entre 1972 a 1999 trabalhou como Notário, Chanceler e Secretário do Supremo Tribunal Apostólico e integrou a comissão composta por sete membros, nomeados pelo papa João Paulo II, para atualização do Código de Direito Canônico – disciplina que lecionou nas Universidades Gregoriana, Lateranense e Studio Royale.

Foi designado, em novembro de 1999, pelo Santo Padre, Prefeito da Congregação para a Educação Católica – cargo equivalente ao de ministro da Educação em um governo civil -, responsável pela supervisão, em todas as dioceses no mundo, dos seminários, casas de formação de religiosos e institutos seculares, universidades, faculdades, institutos e escolas de estudos eclesiásticos e civis que sejam ligadas à Igreja. Em fevereiro de 2001, após designação pontifícia, passou a integrar o Colégio Cardinalício, como Cardeal Diácono.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas