Gaudium news > Santa Sé dá detalhes sobre o encontro do Santo Padre com artistas na Capela Sistina

Santa Sé dá detalhes sobre o encontro do Santo Padre com artistas na Capela Sistina

Cidade do Vaticano (quinta-feira, 10-09-2009, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje as diretrizes e a organização do encontro do Santo Padre com artistas do mundo inteiro, na Capela Sistina, no próximo dia 21 de novembro. Além da interação com os artistas, o evento comemora também o 10º aniversário da carta do Papa João Paulo II aos artistas e o 45º aniversário do encontro do Papa Paulo VI com expoentes da cena, ocorrido também na Capela Sistina.

A apresentação foi feita pelo monsenhor Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura e da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja; pelo professor Antonio Paolucci, diretor dos Museus Vaticanos; e pelo monsenhor Pasquale Iacobone, encarregado pelo Departamento Arte e Fé do Conselho Pontifício da Cultura.

Porém, o objetivo do encontro não é somente comemorar, mas, como deseja monsenhor Gianfranco Ravasi, inspirar os artistas a responder às reflexões do Santo Padre com suas próprias obras. Foram enviados 500 convites a artistas de todo o mundo, dos quais 100 já responderam – 76 deles confirmaram a participação. Até o dia 30 de setembro deverão chegar todas as respostas.

Segundo o Vaticano, o encontro com os artistas é o início de uma ideia do Conselho Pontifício da Cultura e da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja de realizar encontros com representantes de diversas profissões.

A importância da obra artística dos convidados motivou o convite pontifício. Segundo o Vaticano, o processo de escolha é muito variado, sem motivos religiosos e políticos, mas os organizadores evitaram dar detalhes sobre quem deve vir – entre os poucos nomes apresentados estão os de Ennio Morricone e Bob Wilson. Os artistas são representados pelas seguintes categorias: pintores, escultores. arquitetos, escritores, poetas, musicistas e artistas da cena, atores, diretores , cenógrafos, bailarinos, entre outros.

Por motivos de espaço e preservação da Capela Sistina, os artistas virão sozinhos, sem cônjuges ou familiares. Antes do encontro com o Santo Padre, na sexta-feira (20), os artistas visitarão a coleção de Arte Moderna e Contemporânea dos Museus Vaticanos.

Monsenhor Ravasi, na ocasião, apresentou também o segundo número da revista do Conselho Pontifício da Cultura, intitulada “Cultura e Fé”. O número precedente se chamava “Ciência e Fé”. Esta última edição, publicada em quatro línguas (italiano, inglês, francês e espanhol) é a introdução do encontro de Bento XVI com o mundo artístico.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas