Gaudium news > Arcebispo de Cali abre as comemorações do centenário da arquidiocese

Arcebispo de Cali abre as comemorações do centenário da arquidiocese

Cali (Sexta, 11-09-2009, Gaudium Press) Acompanhado por autoridades, fiéis e religiosos da cidade, o monsenhor Juan Francisco Sarasti, arcebispo da cidade colombiana de Cali, abriu nesta semana a celebração do centenário da arquidiocese e a abertura do Ano Jubilar. O convento de Merced, no centro da cidade e que abriga a paróquia da Virgem dos Remédios, patrona da cidade, também abriu as históricas comemorações e recordou, em uma Missa, o apoio significativo dado para o crescimento da Igreja Católica em Cali.

Em sua homilia, monsenhor Sarasti convidou todos a seguir impulsionando uma Igreja ‘firme’, com muitos valores, guiados pelo Espírito Santo. “Devemos seguir sendo samaritanos e missionários com o principal propósito de estender a mão a quem necessita, em especial aos mais pobres”. Com o objetivo de chegar a 150 paróquias na cidade, o arcebispo coordena a construção de mais três templos e também a formação de 100 seminaristas.

Monsenhor José Daniel Falla, bispo auxiliar, falou da importância e ‘satisfação’ que lhe toma neste momento de celebração, às vésperas do centenário. “Chegar a esta data demonstra a solidez de uma diocese, é deixar transcorrer nesse tempo uma marca que permanece, é sentir que aprendemos com o passado”.

A diocese deve lançar nos próximos dias um livro comemorativo da história da arquidiocese, criada em julho de 1910 sob o pontificado do Papa Pio X.

Cali é povoada por mais de dois milhões de pessoas. A jurisdição eclesiástica da arquidiocese compreende também as cidades de Dagua, Jamundí e La Cumbre.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas