Gaudium news > No Ângelus, Bento XVI pede que cristãos sigam Cristo “com amor no caminho da cruz”

No Ângelus, Bento XVI pede que cristãos sigam Cristo “com amor no caminho da cruz”

Castel Gandolfo (Segunda, 14-09-2009, Gaudium Press) Sob uma fina e constante chuva, o Papa se encontrou com fiéis no começo da tarde deste domingo, no pátio interno da residência de verão de Castel Gandolfo, para mais uma recitação da oração mariana do Ângelus. Na sua habitual fala que precede à oração, Bento XVI lembrou aos presentes que “não basta ‘acreditar’ que Cristo é Deus, mas é preciso “segui-lo pelo mesmo caminho, o caminho da Cruz”. O pontífice referia-se às leituras do 14º domingo comum.

“A fé exige, por amor, que se tome o próximo com o coração puro e generoso”, disse o Papa. Segundo ele, somente desta forma se pode verdadeiramente conhecer Deus, porque “Jesus não veio nos ensinar uma filosofia, mas nos mostrar um caminho, ou melhor, ‘o’ caminho que conduz para a vida”. A fala de Bento XVI faz alusão também à Exaltação da Santa Cruz, festa que a Igreja Católica celebra hoje em todo o mundo.

Ao final da recitação do Ângelus, Bento XVI dirigiu-se aos fiéis presentes, como de hábito, em seus respectivos idiomas. Não houve saudação em português. Em espanhol, disse:

“Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española, especialmente a los fieles de la Parroquia de la Santa Cruz de Villanueva de la Serena. En el evangelio proclamado este domingo hemos escuchado a San Pedro hacer una especial profesión de fe en Jesús: “Tu eres el Mesías”. A lo que el Señor añade que su mesianismo y su misión redentora tienen que ir unidas al sacrificio de la cruz. Os invito hermanos a acoger con un corazón bien dispuesto el misterio pascual de Cristo, que nos une íntimamente a su Persona, en el amor desinteresado a los hermanos y en el servicio humilde a nuestro prójimo. Muchas gracias y feliz domingo.”

O Santo Padre ainda permanece trabalhando da residência de verão de Castel Gandolfo, onde há duas semanas vêm recebendo, entre outras eminências em audiências particulares, os bispos brasileiros que se encontram em visita “ad Limina Apostolorum”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas