Gaudium news > Papa Bento XVI deve visitar Malta no começo do ano que vem

Papa Bento XVI deve visitar Malta no começo do ano que vem

Cidade do Vaticano (Segunda, 14-09-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Malta anunciou neste fim de semana a possibilidade de que o Papa Bento XVI visite o país no começo do ano que vem. A viagem, prevista para abril, deve acontecer para coincidir com o aniversário dos 1950 anos da chegada de São Paulo à ilha.

Em outubro, Alberto Gasbarri, responsável pelas Visitas Apostólicas do pontífice, irá a Malta para analisar a possibilidade da viagem. O Papa foi convidado para visitar o país pelos bispos malteses e pelo presidente da República, George Abela. Se concretizada, esta será a 12ª viagem apostólica de Bento XVI fora da Itália.

Também será a terceira vez que um pontífice visita a ilha mediterrânea. O primeiro papa a visitá-la foi João Paulo II, em maio de 1990 e de 2001, sendo esta última como parte de uma peregrinação paulina.

A chegada de São Paulo é mencionada nos Atos dos Apóstolos, capítulo 28, 1-2: “Uma vez que nós viemos em segurança, descobrimos que a ilha era chamada de Malta. Os habitantes nos trataram com rara gentileza”.

Haverá grandes celebrações em Malta pela efeméride dos 1950 anos, da mesma forma que ocorreu há 50 anos. As relações diplomáticas entre a Santa Sé e o país são muito boas e há uma tradição em Malta de que o presidente recém-eleito faça sua primeira viagem internacional como chefe de estado ao Vaticano. Isso ocorreu em 18 de junho do ano passado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas