Gaudium news > Imagens bíblicas enfeitam Mosteiro de São Bento de Brasília em homenagem à Santa Cruz

Imagens bíblicas enfeitam Mosteiro de São Bento de Brasília em homenagem à Santa Cruz

Brasília (Segunda, 14-09-2009, Gaudium Press) Vinte e três telas com toque dourado e cheias de significado enfeitaram as paredes do Mosteiro de São Bento nesse fim de semana, numa exposição em homenagem ao dia da exaltação à Santa Cruz, celebrado nesta segunda-feira pelos cristãos, informou hoje o Correio Braziliense. Conhecidas como ícones bizantinos, as obras foram criadas pelos iconógrafos Walter Welington, 34 anos, e Tânia Hutchison, 60.

O nome bizantino vem de Bizâncio, antiga capital do império romano, localizada na Grécia e depois renomeada como Constantinopla. O estilo artístico foi criado no início do cristianismo e muito utilizado pelos gregos e russos para contar passagens bíblicas por meio de imagens.

Na mostra, ainda segundo o jornal, as telas foram dispostas em uma sequência para mostrar a história da luz divina. A primeira imagem, ‘Transfiguração’, simboliza a luz que parte de Cristo para os apóstolos. Em seguida, vários desenhos mostram cenas de Jesus. A sequência continua com o encontro de Cristo e Nossa Senhora. Depois, imagens apenas de Maria, seguidas dos arcanjos.

Cenas bíblicas retratam a fuga de São Pedro e a fuga para o Egito, além das figuras de São Jorge, Santo Onofre e São João. A parte final é um quadro de Jesus Cristo, preso à parede, sobre uma mesa com a Bíblia, vela e flores.

Como Walter disse ao jornal, há regras para se escrever um ícone e cada símbolo tem um significado. O olho grande sugere mais contemplação do que fala. Já a boca pequena representa o silêncio. As estrelas são a virgindade.

Raridade em Brasília

Conhecida como têmpera, a tradicional técnica de pintura para ícones bizantinos utiliza gema de ovo e pigmentos feitos com terra colorida. A arte é praticamente monástica e depende da formação religiosa.

Walter Wellington e Tânia Hutchison são alguns dos raros casos de iconógrafos em Brasília. Estima-se que a cidade conte com cerca de 10 artistas que dominam a prática. Tânia afirma que seu interesse surgiu há três décadas, mas ela só teve acesso ao aprendizado quando uma amiga voltou de um curso na Argentina. O trabalho foi aprofundado mais tarde, com um monge em Mogi das Cruzes (SP).

Exaltação à Santa Cruz

Os cristãos têm a cruz como um símbolo máximo de força, pois foi onde Cristo morreu e ressuscitou. A festa da exaltação à Santa Cruz foi celebrada pela primeira vez no ano 335 depois de Cristo. O dia 14 de setembro foi escolhido em 628, por ter sido a data em que o imperador de Constantinopla, Heráclito, recuperou a cruz roubada pelos persas 13 anos antes. A relíquia foi reconduzida a Jerusalém.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas