Gaudium news > Bispos brasileiros recém nomeados participam de curso

Bispos brasileiros recém nomeados participam de curso

Cidade do Vaticano (Segunda, 15-09-2009, Gaudium Press) Começa hoje, em Roma, o curso para bispos que foram recentemente nomeados, organizado anualmente pela Congregação para os Bispos. Do Brasil, participam 17 bispos, segundo informações da Rádio Vaticana.

Ficou por conta do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone, a abertura dos trabalhos na manhã desta terça-feira, com uma missa solene por ele presidida na Basílica Vaticana. Cardeal Bertone aproveitou para transmitir aos novos prelados a saudação e o encorajamento de Bento XVI, que os receberá em audiência na próxima segunda-feira (dia 21).

Na homilia, o cardeal citou as palavras do Papa na ordenação de cinco bispos no último sábado e mais uma vez ressaltou as principais características do ministério sacerdotal: a fidelidade, a prudência e a bondade. “Que essas indicações do Sucessor de Pedro sejam para vocês um estímulo para aprofundar o valor do serviço episcopal”, afirmou.

Entre os comentários durante a leitura do dia – extraída do 5º Capítulo da Carta aos Hebreus -, o secretário de Estado fez votos para que os bispos sejam santos, seguindo o exemplo do Santo Cura D’Ars, ou seja, vivendo o ministério episcopal segundo o Coração de Cristo e o coração materno de Maria.

Votos que expressou citando as palavras do Apóstolo Paulo: “Eu me regozijo nos meus sofrimentos por vós, e completo, na minha carne, o que falta das tribulações de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreja” (Cl 1,24).

“O povo cristão necessita ver testemunhas críveis e ser guiado por pastores santos” – exortou o cardeal. Citando a frase de São João Crisóstomo, ele observou que “basta um homem repleto de zelo para transformar um povo”. E concluiu: “Seja este o programa de cada um de nós: ser santos para contagiar com o amor de Deus todos aqueles que são confiados à nossa responsabilidade de pastores do Povo de Deus”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas