Gaudium news > Bispo de Tehuacán diz perdoar os sequestradores do padre Benito Leobardo Romero

Bispo de Tehuacán diz perdoar os sequestradores do padre Benito Leobardo Romero

Cidade do México (Quinta, 17-09-2009, Gaudium Press) Por meio de um texto publicado nesta quinta-feira pela Conferência Episcopal do México, o monsenhor Rodrigo Aguilar Martínez, bispo de Tehuacán, afirmou que perdoa ‘de coração’ e ora pelos sequestradores do sacerdote Benito Leobardo Arroyo Romero, vigário geral da diocese de Tehuacán.

O padre foi raptado no dia 17 de maio e solto cerca de 36 horas depois sem o pagamento do resgate. Apreensivo com a ‘experiência intensa e estressante’ e orientado pelas autoridades de polícia, monsenhor Martínez dissera, na ocasião, que não tinha ocorrido nenhum seqüestro. Os seqüestradores foram detidos na semana passada.

“Eu tinha me comunicado com as autoridades municipais, que pediram apoio a instâncias estatais e federais. Por precaução, para facilitar a investigação, nossa versão oficial ao público foi que não havia ocorrido seqüestro”.

Apesar do perdão, o bispo diz crer que os sequestradores merecem punição. “Peço a Deus por eles e por sua conversão, mas cometeram um delito e devem pagar”. Em seguida, agradece a todos que oraram pela solução do caso. “Agradeço às muitas pessoas que se uniram em oração diante disso”.

O bispo disse que o sacerdote ainda não está totalmente recuperado do trauma que ‘tem alguns aspectos difíceis de sanar’. O clima de violência e insegurança no México, segundo o prelado, vem crescendo e essa ‘deterioração nos relacionamentos e na convivência’ provocam a perda do respeito e do valor da dignidade humana.

Ao fim do texto, monsenhor Martínez pede ao povo que ‘se alegre nas celebrações das festas pátrias e seja corresponsável na construção da justiça, da paz, da legalidade, para um desenvolvimento integral da sociedade. A verdade na caridade, a caridade na verdade, como discípulos e testemunhas de Cristo’.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas