Gaudium news > Nomeado novo bispo de Cefalù na Itália

Nomeado novo bispo de Cefalù na Itália

Cidade do Vaticano (Quinta, 17-09-2009, Gaudium Press) O Papa aceitou hoje o pedido de renúncia por motivos de idade avançada apresentado pelo monsenhor Francesco Sgalambro, então bispo de Cefalù, na Sicília, e já nomeou um sucessor para o cargo. Monsenhor Vincenzo Manzella, então bispo de Caltagrino, será o novo responsável pela diocese siciliana.

Biografia

Mons. Manzella nasceu em 16 de novembro de 1942 em Casteldaccia. Em Palermo, na Sicília, completou seus estudos do segundo ciclo fundamental e, depois, o quadriênio teológico no Seminário Arquiepiscopal Maior. Em 1º de julho de 1967 foi ordenado sacerdote pela arquidiocese de Palermo. Logo após obteve a especialização em Pastoral e formou-se em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense e também em Teologia na Pontifícia Universidade S. Tomás de Aquino.

Exerceu as seguintes funções: secretário dos cardeais Francesco Carpino e Salvatore Pappalardo, de 1968 a 1978; secretário adjunto da Conferência Episcopal Siciliana, entre 1976 e 1978; e arciprete da paróquia matriz de Termini Imerese entre 1978 e 1986. Em 1986 foi nomeado Reitor do Seminário Arcebispal Maior de Palermo, onde permaneceu até 1991.

Por diversos anos exerceu o cargo de defensor do vínculo junto ao Tribunal eclesiástico diocesano. Foi Presidente do Instituto Diocesano para o Sustento do Clero e Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Eleito bispo de Caltagirone em 30 de abril de 1991, foi consagrado em 29 de junho do mesmo ano. Na Conferência Espiscopal Siciliana, é delegado para os Problemas Sociais, do Trabalho e Justiça e Paz.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas