Gaudium news > Arcebispo do Patriarcado de Moscou é recebido em audiência particular pelo Papa

Arcebispo do Patriarcado de Moscou é recebido em audiência particular pelo Papa

Castel Gandolfo (Sexta, 28-09-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta sexta-feira em audiência particular, no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, aquele que é considerado o “ministro das relações exteriores” do Patriarcado Ortodoxo de Moscou, o arcebispo Hilarion de Volokolamsk.

Presidente do Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscou, o religioso foi a Roma para “confirmar as relações de amizade entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa russa”, segundo o comunicado emitido na semana passada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que convidou o arcebispo.

Esta é a primeira visita do arcebispo à sede da Igreja Católica Romana desde sua nomeação como presidente do Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscou, ao substituir o metropolita Kirill, atual Patriarca de Moscou. A viagem e a audiência com o Bento XVI também marcariam a expectativa do Patriarcado por uma eventual visita do pontífice a países pós-soviéticos no ano que vem, ou mesmo à Rússia, mas isso não e confirmado oficialmente por nenhuma das partes.

O cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, disse em entrevista à Radio Vaticana, após ter se encontrado ontem com o arcebispo, que a visita “mostra a nova situação entre a Igreja Católica e o Patriarcado de Moscou: superamos todas as tensões que haviam nos últimos anos e estamos agora em uma relação normal, tranquila e até mesmo positiva, construtiva”.

O cardeal e o arcebispo se reencontrarão em outubro no Chipre, por conta da sessão plenária da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. A questão central das discussões será o papel de Pedro, bispo de Roma na Igreja universal.

Na tarde de hoje está previsto também um encontro do arcebispo com o presidente da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Angelo Bagnasco.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas