Gaudium news > Núncio apostólico em Angola sai do país para representar o Vaticano em Cuba

Núncio apostólico em Angola sai do país para representar o Vaticano em Cuba

Luanda (Sexta, 18-09-2009, Gaudium Press) O núncio apostólico em Angola, dom Ângelo Beccio, deixou hoje Angola e São Tomé e Príncipe para representar a Santa Sé em Cuba, depois da nomeação do Papa Bento XVI, anunciada semanas atrás. Ele substitui dom Luigi Bonazzi que, por sua vez, assume a nunciatura na Lituânia.

Dom Ângelo foi recebido pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, e pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade dias dos Santos, na última quarta-feira. O núncio apostólico deixa o país africano na noite de hoje.

Para o prelado, as boas relações entre o governo angolano e a Santa Sé não impediram que, em determinados momentos, a Igreja pudesse tecer suas ideias, opiniões e críticas no sentido de ajudar os governantes a trabalhar para o bem do povo.

O arcebispo italiano prestou essas declarações à imprensa depois de sair da audiência concedida pelo primeiro ministro, Paulo Kassoma, a quem agradeceu pelo apoio dado pelo governo durante sua nunciatura. Disse ainda que, por conta da visita do Papa esse ano ao país, 2009 marcou a história da Igreja Católica em Angola.

Segundo o religioso, o agradecimento a Paulo Kassoma se deve principalmente pelo auxílio prestado à Igreja no país. Monsenhor Beccio aproveitou a ocasião para reafirmar o empenho da Igreja na promoção do bem-estar dos angolanos e fazer uma avaliação positiva dos sete anos como núncio no país: “Estou feliz porque durante esse tempo foi alcançada a paz, o Papa Bento XVI visitou o país, além dos outros acontecimentos positivos registados”.

O Vaticano ainda não divulgou o nome do seu substituto em Angola e São Tomé e Príncipe, países cujos episcopados estão congregados em uma única conferência.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas