Gaudium news > Patriarcas católicos têm encontro hoje com o Papa

Patriarcas católicos têm encontro hoje com o Papa

Castel Gandolfo (Sexta, 18-09-2009, Gaudium Press) O crescimento do fundamentalismo no Oriente Médio, a importância do diálogo islamo-cristão, o estatuto do Patriarca Católico Oriental na Igreja universal e a jurisdição eclesiástica no Kuwait e nos países do Golfo. São esses os principais tópicos que deverão ser abordados hoje pelos sete patriarcas das Igrejas Católicas Orientais, que serão recebidos por Bento XVI em um audiência no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

Estarão presentes no encontro com o Papa o patriarca maronita Nasrallah Boutros Sfeir, o armeno-católico Bédros XIX, o sírio-católico Ignace Youssef III Younane, o melquita Gregorio III, o caldeu Emmanuel Delly, o patriarca latino de Jerusalém Fouad Twal, e o copta Antonios Nagib.

De acordo com a Radio Vaticana, as considerações dos patriarcas estão ilustradas em uma nota que será levada ao Papa na qual abordam, em primeiro lugar, as questões das suas igrejas no âmbito da Igreja universal e de outros temas eclesiológicos. Entre estas questões, também estará a jurisdição eclesiástica do Kuwait e de outros emirados do Golfo, para os quais, ao longo dos últimos anos, emigraram dos outros países árabes dezenas de milhares de operários e funcionários cristãos, atraídos pelo boom econômico.

Na nota, os patriarcas manifestam ainda suas inquietações no que diz respeito aos cristãos do Oriente Médio, desafiados pelo crescimento do fundamentalismo sobretudo no Egito e no Iraque, e sublinham a importância da questão palestina e do diálogo islamo-cristão.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas