Gaudium news > Dom Raymundo Damasceno vai participar da 2ª Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a África

Dom Raymundo Damasceno vai participar da 2ª Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a África

São Paulo (Sexta, 18-09-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou nesta sexta-feira o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), dom Raymundo Damasceno Assis, para participar da 2ª Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a África, que acontece entre 4 e 25 de outubro, em Roma. A nomeação impedirá a participação de dom Damasceno na novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional – a celebração a Nossa Senhora Aparecida é no dia 12 de outubro.

O Sínodo é uma reunião de bispos, de uma determinada região ou continente, convocada pelo pontífice para discutir determinado tema. Pela segunda vez, o continente africano foi escolhido – a primeira foi em 1994, convocada pelo Papa João Paulo II.

O tema da Assembleia é ‘A justiça, a reconciliação e a paz’, evento que deve reunir 36 conferências episcopais de toda a África, segundo o secretário especial para o Sínodo e presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), dom Damião Franklin.

Preparação dos bispos

Por conta da proximidade do evento, a Associação das Conferências Episcopais da África Oriental (AMECEA), se reuniu nesta semana em Nairóbi, no Quênia, para que o comitê consultivo dos Padres Sinodais compartilhasse as experiências sobre o tema do Sínodo.

Segundo o secretário-geral da AMECEA, padre Pius Rutechura, o comitê acompanhará os bispos no Vaticano, motivo pelo qual o encontro de Nairóbi buscou elaborar os principais pontos a serem apresentados pela associação no Sínodo.

A AMECEA é integrada pelas Conferências Episcopais de Eritréia, Etiópia, Quênia, Malauí, Sudão, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas