Gaudium news > No último Ângelus em Castel Gandolfo, Papa pede a fiéis respeito pela verdade

No último Ângelus em Castel Gandolfo, Papa pede a fiéis respeito pela verdade

Castel Gandolfo (Segunda, 21-09-2009, Gaudium Press) Neste domingo Bento XVI se reuniu mais uma vez com os fiéis em Castel Gandolfo para a oração mariana do meio-dia do Ângelus. Antes de iniciar a recitação, no entanto, o Papa discorreu em seu discurso sobre a mensagem da liturgia do dia da Carta de Tiago, que fala sobre verdade e sabedoria, e pediu que as pessoas abandonem a mentira na política e na vida social.

Referindo-se especificamente a um trecho da carta, em que o apóstolo descreve a “verdadeira sabedoria”, em contraposição a uma “falsa”, Bento XVI disse que, “enquanto esta é, como Tiago afirma, ‘terrestre, material e diabólica’, e se reconhece pelo fato de que provoca ciúmes, contendas, desordens e todo tipo de ações condenáveis”, por outro lado, ‘a sabedoria que vem do alto é acima de tudo pura, pacífica, complacente, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera'”.

A sabedoria sem parcialidade, mentiras, mas concentrada na verdade e no amor “vale para todos”. Deve-se em primeiro lugar “ser promotor” e “tecedor” da paz nas comunidades religiosas e civis, nas relações sociais e políticas e nas relações internacionais. O Papa observou que hoje “não ralo um carente respeito pela verdade e pela palavra dada”.

“Nos dias de hoje, talvez até por certas dinâmicas próprias das sociedades de massa, se constata não raramente uma falta de respeito pela verdade e pela palavra dada, junto com uma difusa tendência à agressividade, ao ódio e à vingança. Para aqueles que fazem obras de paz é semeado na paz um fruto de justiça”, disse o Papa.

Ainda segundo ele, para fazer essas obras de paz, contudo, “é preciso sermos homens de paz, colocando-se na escola da “sabedoria que vem do alto”, para assimilar as quantidades e produzir efeitos”. Em seguida, o Papa rezou o Ângelus com os fiéis, a quem concedeu sua benção apostólica.

Antes de se despedir, o Papa saudou-os como de hábito em várias línguas. Ao iniciar em italiano, Bento XVI condenou todas as formas de violência e conflito que chegam pela mídia e comentou o recente atentando contra forças de segurança da Otan no Afeganistão, que vitimou seis militares italianos e vários civis.

Dirigindo-se aos fiéis de língua espanhola, disse:

“Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española que se han unido a esta entrañable oración mariana del Ángelus y, en particular, al grupo de oficiales de la Academia Superior de la Policía Nacional de Colombia. Invito a todos a vivir siempre como servidores de la verdad y de los demás, como hizo y nos enseñó Jesús. Feliz domingo!”
Ao final do encontro, falou sobre sua viagem à República Tcheca, que acontece no fim de semana, de 26 a 28 de setembro.

Não faltaram palavras sobre a viagem apostólica à República Tcheca. O Papa revelou que parte substancial do motivo de sua visita é “render homenagem aos heróicos testemunhos do Evangelho, antigos e recentes, e encorajarem todos a seguir em frente na caridade e na verdade”. Bento XVI irá homenagear São Venceslau, principal padroeiro do país, cuja festa é celebrada no dia 28.

Aos tchecos presentes no pátio interno do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, disse: “Saúdo cordialmente os peregrinos da República Tcheca, em particular o grupo da paróquia de Polná! Agradeço as vossas orações e peço que me continuem a orar, para que a Visita Pastoral na vossa pátria contribua para o reforço da fé, da esperança e da caridade do povo tcheco. Deus vos abençoe!”

Este foi o último encontro com os fiéis para a oração mariana do Ângelus em Castel Gandolfo. Como Bento XVI encerra ainda neste mês sua permanência na cidade, ele se despediu do encontro com um cordial ‘arriverderci’, dirigido a todos os moradores da região.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas