Gaudium news > Bento XVI manifesta condolências por vítimas de atentado em Cabul

Bento XVI manifesta condolências por vítimas de atentado em Cabul

Roma (Segunda, 21-09-2009, Gaudium Press) “O Sumo Pontífice exprime sentidas condolências a Vossa Excelência, familiares e respectivas comunidades, como também à igreja castrense e a toda a nação italiana”, escreveu o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone. A frase está na mensagem enviada em nome do Papa ao arcebispo ordinário militar para a Itália, monsenhor Vincenzo Pelvi, lida também na missa do funeral dos militares italianos vítimas do atentando terrorista em Cabul, no Afeganistão, ocorrida na manhã de hoje na Basílica de São Paulo fora dos Muros, em Roma.

A cerimônia na Basílica Vaticana foi presidida pelo próprio arcebispo militar, que na homilia apresentou a história de vida de cada um dos mortos italianos. Nas cerimônias lúgubres, estavam presentes ainda o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, entre outras autoridades do meio político.

Ontem, após a recitação do Ângelus em Castel Gandolfo, o Papa já havia recordado o atentado: “Nos últimos dias, a notícia do gravíssimo atentado no Afeganistão a alguns militares italianos me provocou profunda dor. Uno-me com a oração, ao sofrimento dos familiares e das comunidades civis e militares e, ao mesmo tempo, penso com igual sentimento de participação nos demais contingentes internacionais, que também recentemente tiveram perdas e que trabalham para promover a paz e o desenvolvimento das instituições, tão necessárias para a coexistência humana”.

“A todos asseguro a minha recordação diante do Senhor, com um particular pensamento às queridas populações civis. Por todos convido a elevar a Deus a nossa oração”.

Além disso, o Papa pediu novo “encorajamento para a promoção da solidariedade entre as Nações, a fim de que se contraste a lógica da violência e da morte, favorecendo a justiça, a reconciliação, a paz e sustentando o desenvolvimento dos povos, partindo do amor e da compreensão recíproca, como escrevi recentemente na minha encíclica “Caritas in Veritate”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas