Gaudium news > ONU celebra hoje o Dia Internacional da Paz

ONU celebra hoje o Dia Internacional da Paz

Nova York (Segunda, 21-09-2009, Gaudium Press) É celebrado hoje o Dia Internacional da Paz, instituído em 1981 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma data permanente para a celebração. O tema desse ano é: “Combater a pobreza, construir a paz”.

As comemorações da data foram antecipadas para última a sexta-feira, 18, em Nova York, e nas demais sedes da organização porque hoje é feriado no sistema das Nações Unidas, devido às celebrações finais do Ramadã.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a data é uma oportunidade para fazer um apelo mundial ao cessar-fogo e à não-violência, constituindo um momento de reflexão sobre o horror, o custo da guerra e o dever da humanidade de resolver as diferenças por meios pacíficos.

Ban Ki-moon afirmou ainda que os “senhores da guerra, os combatentes, os vendedores de armas e aqueles que os patrocinam continuam a demonstrar um desprezo pela vida”.
O secretário geral relembrou que a maioria das vítimas da violência são pessoas vulneráveis, civis inocentes, e a família que, sem a paz, não têm esperança de melhorar a sua existência e de fugir da pobreza.

O Dia Internacional da Paz foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981. Já o Dia Mundial da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, a partir de 1968.

Segundo a organização, a data deve servir para refletir e concentrar os esforços das Nações Unidas, dos seus países membros e de toda a humanidade a fim de promover os ideais pacíficos e para manifestar o seu compromisso com a paz de todas as maneiras.

O tema escolhido para o ano que vem será: “Se quiser cultivar a Paz, preserve a criação”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas