Gaudium news > Porta-voz vaticano explicita motivos da viagem do Papa à República Tcheca

Porta-voz vaticano explicita motivos da viagem do Papa à República Tcheca

Cidade do Vaticano (Terça, 22-09-2009, Gaudium Press) O porta-voz do Vaticano e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, explicitou hoje em coletiva de imprensa a jornalistas os motivos da Viagem Apostólica de Bento XVI à República Tcheca, no próximo dia 26. O briefing, com os detalhes do cronograma da visita do Santo Padre, aconteceu na própria Sala de Imprensa vaticana.

Segundo padre Lombardi, dois são os motivos principais que justificam a mais nova Viagem Apostólica do Papa Ratzinger. O primeiro, já noticiado, refere-se às celebrações pelo dia do padroeiro da República Tcheca, São Venceslau, em 28 de outubro. Além disso, em 2009 completam-se 1080 anos do martírio e da morte do patrono tcheco. O segundo evento a justificar a Viagem Apostólica de Sua Santidade é também um aniversário, mas de outra ordem: os 20 anos da queda do comunismo na Europa inicada com a chamada Revolução do Veludo, em Praga.

Outros detalhes da viagem também foram dados hoje. Por exemplo: o Papa falará em inglês e em italiano em seus discursos. O inglês, explicou padre Lombardi, será a língua dos encontros diplomáticos, acadêmicos e ecumênicos. O italiano, por sua vez, ficará restrito às cerimônias religiosas: Vésperas na Catedral dos Santos Venceslau e Adalberto e Missas em Brno e em Stara Boleslav.

Com o presidente do país, Václav Klaus, que é hussita (denominação protestante tcheca), o Papa falará em alemão, língua também bastante frequente no país.

Roteiro

A visita começará com a partida para Praga, às 9h30 de sábado, 26 de setembro, do aeroporto romano de Ciampino. A chegada está prevista para às 11h30, seguida da cerimônia de boasvindas no aeroporto internacional Stará Ruzyne.

Após a cerimônia, o Papa visitará a imagem do “Menino Jesus de Praga”, na igreja de Santa Maria da Vitória. À tarde, estão programadas visita de cortesia ao presidente da república, encontro com autoridades políticas e civis e com o corpo diplomático e a celebração das Vésperas com sacerdotes, religiosos e movimentos laicais na catedral dos Santos Vito, Venceslau e Adalberto de Praga.

No domingo, 27, às 8h45, o Papa parte de avião para a cidade de Brno, onde deve chegar por volta das 9h20. Às 10 horas, está prevista a celebração da Santa Missa no aeroporto Turany, seguida da recitação do Ângelus. Depois, Bento XVI retorna a Praga, onde à tarde mantém um encontro ecumênico na Sala do Trono do arcebispado de Praga e ainda um encontro com o mundo acadêmico no Salão de Vladislav do Castelo de Praga.

Na segunda-feira, 28, o Santo Padre visitará a igreja de São Venceslau em Stará Boleslav e às 9h45 celebrará a Santa Missa pelo dia do padroeiro do país, na esplanada na Rua de Melnik. Ao final, está prevista uma mensagem especial aos jovens. Às 17h15 acontece a cerimônia de despedida no aeroporto internacional de Praga e a volta para Roma. A chegada no aeroporto de Ciampino está prevista para as 19h50.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas