Gaudium news > “É um bom momento para confirmar Cristo como centro e modelo”, diz diretor dos Legionários de Cristo no Chile

“É um bom momento para confirmar Cristo como centro e modelo”, diz diretor dos Legionários de Cristo no Chile

Santiago (Quarta, 23-09-2009, Gaudium Press) O diretor territorial dos Legionários de Cristo no Chile e autoridade máxima da congregação no país, padre José Cardenas, disse no início da semana ao diário El Mercurio que a congregação passa por um difícil momento e que lamenta ‘a dor e o desconcerto’ causados por atos realizados pelo padre Marcial Maciel, fundador dos Legionários de Cristo, que faleceu no ano passado.

‘Os atos da vida privada do falecido sacerdote que vieram à tona recentemente se mostraram incompreensíveis e nos penalizam profundamente. Não podemos deixar de rechaçá-los decididamente como contrários à moral católica e aos deveres do estado sacerdotal e religioso’, afimou. Anos atrás o padre sofreu acusações de abusos de antigos seminaristas que conviveram com ele na metade do século passado.

O prelado sustentou que o desejo e objetivo da organização é o de servir sempre à Igreja e à sociedade por meio da educação, evangelização e outras obras apostólicas. Também enfatizou que, além do rechaço aos atos, também pede perdão pela dor causada a fiéis e religiosos e à Igreja Católica.

“Como já feito anteriormente por nosso diretor geral, pedimos perdão a todas as pessoas que tenham sido afetadas e, de igual maneira, lamentamos a dor e o desconcerto causados na Igreja e na sociedade’.

O sacerdote ainda reconheceu o doloroso processo pelo qual passam os Legionários de Cristo no Chile e expressou que eles têm recebido um grande apoio ‘humano e espiritual’ por parte dos bispos chilenos, do clero e de um grande número de fiéis. Em seguida, apontou o padre Maciel como ‘ferramenta’ da criação da congregação.

“O padre Maciel foi um instrumento para dar início aos Legionários e ao Movimento Regnum Christi na Igreja, e por isso somos agradecidos. Agora é também evidente que não podemos ter um modelo de vida nestes atos lamentáveis. Isso não nos exime de discernir e conservar tudo de bom que foi deixado por ele. É um bom momento para confirmar nossa convicção de que Jesus Cristo é nosso centro, critério e modelo”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas