Gaudium news > Na audiência geral da semana, Papa fala sobre Santo Anselmo, “doutor magnífico” da Igreja

Na audiência geral da semana, Papa fala sobre Santo Anselmo, “doutor magnífico” da Igreja

papa AG.jpg
O Papa Bento XVI no final da audiência geral, no Vaticano

Cidade do Vaticano (Quarta, 23-09-2009, Gaudium Press) O “doutor magnífico” da Igreja, Santo Anselmo, foi o teólogo-tema da catequese de hoje de Bento XVI na audiência geral da semana. Como em toda quarta-feira, o Papa deu continuidade às catequeses sobre os santos que marcaram o período medieval, falando hoje sobre o fundador da “teologia escolástica”. A audiência ocorreu na Sala Paulo VI do Vaticano, que hoje ficou lotada em boa parte graças à presença de um grande contingente de fiéis da América do Sul.

Santo Anselmo nasceu em Aosta, no norte da Itália, no ano 900, em uma família de forte tradição cristã. Tutelado pelo prior da abadia beneditina de Bec, Lanfranco de Pavia, passou a estudar com fervor as disciplinas eclesiásticas e logo abraçou a vida monástica. Foi ordenado sacerdote e abade da comunidade.

Atuou como substituto do arcebispo de Cantuária, Lanfranco de Pavia, a quem ajudou em seu trabalho pastoral contra as forças dos invasores normandos e acabou por suceder. Seu trabalho de resistência acabou, no entanto, lhe custando o exílio. Quando por fim pôde retornar à Cantuária, se consagrou na formação do clero e no estudo da Teologia. Sua obra mais famosa é o “Proslogion”. Faleceu no ano 1109.

Santo Anselmo, monge e teólogo medieval, é chamado pela tradição cristão de “Doutor Magnífico”, justamente por ter fundado a teologia escolástica, segundo a qual quem quiser fazer teologia não pode contar somente com sua inteligência, mas deverá, do mesmo modo, cultivar uma profunda experiência de fé.

O Papa lembrou a ideia do teólogo, que contém três elementos: a fé, a experiência e o verdadeiro conhecimento. Em um teólogo, devem se unir a verdade e a constante sede de Deus. Bento XVI pediu então para que os cristãos “procurem, sem nunca cessar, uma união sempre mais íntima com Cristo, Caminho, Verdade e Vida”. Em modo especial, endereçou suas palavras aos sacerdotes e religiosas, para que “preguem, trabalhem e sofram por essa união, sem nunca abandoná-la ou traí-la”.

Ao final da catequese, o Papa saudou os presentes em várias línguas. Em inglês, pediu orações aos fiéis para sua iminente viagem à República Tcheca, de 26 a 28 deste mês. Aos fiéis de língua espanhola, disse:

“Saludo a los peregrinos de lengua española, en particular, al grupo de sacerdotes de Valencia que celebran el cuarenta aniversario de su ordenación presbiteral, acompañados por el Señor Cardenal Antonio Cañizares Llovera y Monseñor Jesús Murgui Soriano, Obispo de Mallorca; a los miembros de la Asociación de Archiveros de la Iglesia en España, a los alumnos del Colegio Sacerdotal Argentino y del Pontificio Colegio Mexicano de Roma. Que el amor a la verdad y la constante sed de Dios, que distinguieron la vida de san Anselmo de Aosta, nos impulsen a buscar infatigablemente una unión cada vez más profunda con Cristo, que es el Camino, la Verdad y la Vida. Muchas gracias.”

Voltando-se ao numeroso grupo vindo do Brasil, com 45 peregrinos, falou: “Ao grupo de visitantes do Brasil e demais peregrinos de língua portuguesa, agradeço a presença e quanto a mesma significa de confissão de fé e amor a Jesus Cristo. Que o exemplo de Santo Anselmo seja um estímulo para que todos vós procureis incessantemente uma união sempre mais íntima com Ele. De coração, a todos abençôo. Ide com Deus!”

Na audiência geral de hoje na sala Paulo VI estiveram presentes também, além do Brasil, grupos de fiéis de diversos outros países da América do Sul. Havia três comitivas do México (dos sacerdotes do Pontifício Colégio Mexicano em Roma, de Rectoria de Nuestra Sra. de Guadalupe, além de fiéis de diversas paróquias das dioceses de Nogales, Texcoco, Ciudad Guzman e Guadalajara), e um grupo de 25 pessoas da Paróquia Sagrada Família, de Los Teques, na Venezuela. Também estava presente uma representação bastante extensa da Argentina, com sacerdotes do Collegio Sacerdotal Argentino em Roma, além da Delegacion de la Asociacion Dirigentes de Empresa, do coro municipal da Ciudad de Mendoza, grupo do Movimiento de Schoenstatt, e 12 fiéis da paróquia de Nuestra Senora de la Carrodilla, de Lujan de Cuyo.

Ad Limina

Na tarde desta quarta-feira o Papa recebe em audiência privada o primeiro grupo de bispos brasileiros da Região Nordeste 1-4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que dão prosseguimento à visita Ad Limina Apostolorum do episcopado do país.

Estarão presentes na audiência com o pontífice: dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, com o seu bispos auxiliar dom José Luiz Ferreira Salles, além de dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, bispo de Crateús; e dom Fernando Panico, bispo de Crato,a mbas dioceses do Ceará.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas