Gaudium news > Brasileiro reconstrói rosto de São Valentim em 3D

Brasileiro reconstrói rosto de São Valentim em 3D

Redação (Terça-feira, 14-02-2017, Gaudium Press) A memória de São Valentim, mártir, condenado e morto por unir casais no sagrado matrimônio, é celebrada nesta terça-feira, 14, nos Estados Unidos e em alguns países europeus.

Brasileiro reconstrói rosto de São Valentim em 3D.jpg

Neste ano, as comemorações terão um motivo ainda mais especial, uma vez que foi divulgada a reconstituição em 3D do rosto do Santo criado por um brasileiro.

O professor de computação gráfica de Chapecó, em Santa Catarina, Cícero Moraes, é quem retratou a imagem de São Valentim, a partir do uso de uma técnica de reconstrução facial.

“Recebi alguns comentários sobre o rosto e me falaram que ele está com um semblante calmo, pois o padrão de reconstituição facial forense é de não colocar, em reconstituição facial, nenhum tipo de emoção”, explicou Cícero.

O método utilizado pelo brasileiro cruza as imagens do crânio do Santo com as informações dos ossos que identificam a ancestralidade de Valentim.

Contudo, o verdadeiro fator determinante para a composição deste trabalho deve-se às 250 fotos da relíquia do Patrono do Amor, feitas em Roma pelo pesquisador cearense sobre santos, José Luís Lira.

A imagem em três dimensões do rosto de São Valentim também foi encaminhada para análise do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro e, agora, será impressa como um busto branco no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas, São Paulo, para depois passar pelas mãos de uma artista plástica sacra.

Dentro de um prazo de dois meses, o trabalho final será apresentado oficialmente no Brasil ou na Itália.

Até o momento, existe a certeza de que a peça será entregue à Igreja de Santa Maria de Cosmedin, em Roma, na qual já está o crânio de São Valentim. As relíquias, junto à face mais coerente possível de como era o Santo em vida, poderão ser apreciadas pelos fiéis que visitarão a basílica. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas